O comércio entre a China e a Coreia do Norte caiu 65% em agosto, e, com a queda, o acumulado do ano bateu o menor nível dos últimos 20 anos. No mês, o saldo das trocas entre os dois países foi de US$ 25,83 milhões, segundo reportagem do último dia 24 da VOA News.
Não se sabe o motivo da retração brusca, mas há suspeitas de que seriam consequência do fechamento das fronteiras como medida de contenção do novo coronavírus.
A divisa entre os dois países estaria bloqueada há cerca de dois meses, segundo a VOA.
Autoridades norte-coreanas que falaram com a emissora, dos EUA, afirmam que Pyongyang não têm permitido a entrada de auxílio externo desde julho. Naquele mês, foi registrada a primeira contração forte no comércio bilateral.
As exportações também diminuíram, segundo dados da Alfândega Geral da China. Ante julho, a queda foi de 17% e, se comparada a junho, de 28%.
Em junho, para comparação, o volume total de comércio foi de US$ 96,8 milhões, a maioria de exportações da China para os norte-coreanos.
A ditadura norte-coreana já vinha registrando diminuição nas trocas com a China a partir de 2019, graças a sanções internacionais contra Pyongyang.