Guarda Costeira da Coreia do Sul apreende embarcações chinesas

Cinco barcos de pesca que atuavam ilegalmente foram interceptados em águas controladas por Seul, ao longo das costas oeste e sul

A Guarda Costeira sul-coreana capturou cinco barcos chineses no final de março, acusados de pesca ilegal em suas águas. As embarcações foram confiscadas e vários membros da tripulação foram deportados. As informações são da revista Newsweek.

Os barcos de pesca foram capturados durante uma operação conjunta que também envolveu a Marinha e o Ministério Ministério de Oceanos e Pesca. Segundo as autoridades, a ação, que envolveu 30 embarcações e três aeronaves de patrulha, aconteceu em águas perto da fronteira marítima entre as Coreias e na área de pesca exclusiva perto da ilha de Jeju, entre 25 e 31 de março, onde o país costeiro tem direitos exclusivos sobre os recursos naturais, estendendo-se por 200 milhas náuticas – aproximadamente 370 quilômetros.

Um capitão chinês foi detido e cinco membros da tripulação foram deportados, enquanto outras 58 embarcações foram forçadas a sair, de acordo com autoridades locais. Um total de 450 milhões de wons (cerca de R$ 1,6 milhão) foi cobrado como fiança pelos barcos de pesca apreendidos.

Chineses são responsáveis pela maior fatia de pesca ilegal do mundo (Foto: Wikimedia Commons)

Durante a operação, vários marinheiros chineses foram pegos ultrapassando a Linha do Limite Norte (NLL, da sigla em inglês), a fronteira marítima de fato entre as Coreias no Mar Amarelo – um dos mares marginais do oceano Pacífico, que banha o leste da China e o oeste da Coreia do Norte e da Coreia do Sul –, usando pequenos barcos de borracha.

Além disso, algumas embarcações chinesas foram acusadas de não respeitar a quantidade de peixes que estavam capturando. Um barco chinês foi pego com 31 redes de pesca ilegais, que pegam até mesmo peixes pequenos.

“Tomaremos medidas fortes contra aqueles que realizam atividades de pesca ilegal, que arruínam os recursos marinhos ao capturar peixes jovens”, disse o Korea JoongAng Daily, um dos principais jornais diários em língua inglesa da Coreia do Sul, citando um oficial da Guarda Costeira.

Durante a operação em março, o número médio de barcos de pesca chineses ilegais caiu para 140 por dia, em comparação com cerca de 300 detectados normalmente a cada ano, de acordo com a Guarda Costeira.

A pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU) é uma ameaça séria para os estoques globais de peixes, os ecossistemas marinhos e os meios de subsistência dos pescadores legais, inclusive na América do Sul. A China, com a maior frota pesqueira em águas distantes do mundo, desempenha um papel central nesse problema.

Tags: