Paquistão e China iniciam exercício militar conjunto focado em combate ao terrorismo

Treinamento realizado em Punjab busca ampliar interoperabilidade, estratégias de contraterrorismo e reforço da cooperação militar entre os dois países

O Paquistão e a China deram início ao exercício militar conjunto Warrior-IX, um treinamento anual voltado ao combate ao terrorismo e à modernização das capacidades estratégicas das duas forças armadas. A atividade começou na segunda-feira (1º) no Centro Nacional de Contraterrorismo (NCTC, da sigla em inglês), localizado na área de Pabbi, distrito de Kharian, na província paquistanesa de Punjab. As informações são do Business Recorder.

Segundo o Departamento de Relações Públicas Inter-Serviços (ISPR), o foco principal do exercício é aprimorar a interoperabilidade em operações antiterroristas, fortalecer habilidades profissionais e promover o intercâmbio de práticas modernas de guerra. A iniciativa também reforça a parceria militar entre Islamabad e Beijing, que mantém cooperação crescente na área de segurança.

Caça Chengdu JF-17/Pulqui-III, da Força Aérea do Paquistão (Foto: WikiCommons)

A edição atual é a nona vez que Paquistão e China realizam esse tipo de treinamento conjunto. A cerimônia de abertura reuniu altos oficiais dos dois países, incluindo o major-general Bian Xiaoming, vice-chefe do Estado-Maior do Comando do Teatro Ocidental da China.

Segundo o Ministério da Defesa da China, o exercício vai até meados de dezembro e tem como tema “operações conjuntas de contraterrorismo e ataques”. A intenção é testar e melhorar o trabalho conjunto entre as duas forças armadas, ajudando a reforçar a segurança e a estabilidade na região.

As forças armadas do Paquistão e da China participam rotineiramente de exercícios bilaterais e multilaterais, sendo o Warrior-VIII realizado em 2024.

Tags: