Em meio a surto de Covid-19, Uruguai prevê normalização total do turismo até outubro

Uruguai tornou-se o país com maior número de mortes por Covid-19 per capita no último domingo (15)

Apesar do surto de Covid-19, as autoridades do Uruguai já preveem a reabertura total do turismo até outubro, disse o vice-ministro de Turismo Remo Monzeglio, no domingo (16). “Estamos nos preparando para o verão”, disse em entrevista à rádio Carve 850.

Conforme Monzeglio, o governo trabalha para estar pronto no “dia seguinte à abertura das fronteiras”. A afirmação, porém, esbarra no surto da Covid-19 que já elevou o Uruguai ao posto de país com mais mortes per capita do mundo.

No mesmo dia da entrevista de Monzeglio, o país alcançou 14,23 mortes por milhão de habitantes, conforme levantamento Our World in Data, da Universidade de Oxford. O país, que se tornou um caso de sucesso no manejo da pandemia em 2020, enfrenta um salto exponencial de contágios desde março deste ano.

Em meio a surto de Covid-19, Uruguai prevê normalização total do turismo até outubro
Medidas de distanciamento no aeroporto internacional de Carrasco, Uruguai, em setembro de 2020 (Foto: Divulgação/Gobierno de Uruguay)

Assim como na maioria dos países latinos, o Uruguai perdeu grande parte da arrecadação com a queda brusca no turismo devido à pandemia de Covid-19.

Uma das medidas em vista para retomar o movimento do setor é acatar o uso do chamado “passaporte de vacinas” – um passe livre aos cidadãos que já foram imunizados contra o vírus. Fontes de Montevidéu já confirmaram ao portal MercoPress que as autoridades uruguaias planejam implementar a licença individual até junho.

Passaporte de vacina

O passaporte funcionaria através do aplicativo “Coronavirus Uy” e deve informar com quantas doses os usuários já foram inoculados. Outras informações, como a realização do teste de coronavírus e até o registro do itinerário do viajante, também devem constar no sistema.

O aplicativo também deve ser conectado com o IATA Travel Pass, desenvolvido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos. A primeira rota a testar o passaporte seria Madri-Montevidéu.

Até a implantação, o governo deve lançar campanhas de vacinação e ampliar a imunização. Até agora, 30% da população de 3,4 milhões de habitantes já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Junto do Chile, o Uruguai é o país com a maior porcentagem de pessoas imunizadas na América Latina.

Tags: