ONU lança site de checagem contra desinformação sobre coronavírus

"Verificado" contará com a ajuda de voluntários de todo o mundo para compartilhar notícias verificadas pela ONU
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

As Nações Unidas lançaram nesta quinta (21) uma iniciativa de combate à desinformação sobre o novo coronavírus. Batizado de “Verificado”, o projeto oferecerá informação sobre três temas: ciência, solidariedade e soluções, em parceria com a Fundação IKEA e Luminate.

“Não podemos ceder nossos espaços virtuais a aqueles que publicam mentiras, medo e ódio”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres ao anunciar a iniciativa.

“Criadores [de desinformação] usam produção e métodos de distribuição maliciosos”, afirmou Guterres. “Para combater isto, cientistas e instituições como as Nações Unidas precisam alcançar pessoas com informação acurada, na qual possam confiar.”

Liderada pela área de comunicação da ONU, a iniciativa contará com a ajuda de voluntários em todo o mundo. As informações serão enviadas por uma lista de divulgação com o conteúdo verificado.

A plataforma fará parcerias com as agências da ONU e as equipes das Nações Unidas de diversos países, além de influenciadores, sociedade civil, empresas, organizações de mídia para erradicar desinformação contra a Covid-19.

ONU lança iniciativa para combater a desinformação
Iniciativa da ONU busca combater a desinformação (Foto: Verificado/Reprodução)

“Em muitos países a crescente desinformação em canais digitais está impedindo a resposta de saúde pública e provocando instabilidade. Há esforços inquietantes de explorar a crise para avançar nativismo ou atingir grupos minoritários”, afirmou a sub-secretária-geral da ONU para Comunicação Global, Melissa Fleming.

No primeiro momento, as informações verificadas da ONU estarão disponíveis para compartilhamento apenas em inglês. Os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo site.

Verified from Share Verified on Vimeo.

Tags: