As Nações Unidas lançaram nesta quinta (21) uma iniciativa de combate à desinformação sobre o novo coronavírus. Batizado de “Verificado”, o projeto oferecerá informação sobre três temas: ciência, solidariedade e soluções, em parceria com a Fundação IKEA e Luminate.
“Não podemos ceder nossos espaços virtuais a aqueles que publicam mentiras, medo e ódio”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres ao anunciar a iniciativa.
“Criadores [de desinformação] usam produção e métodos de distribuição maliciosos”, afirmou Guterres. “Para combater isto, cientistas e instituições como as Nações Unidas precisam alcançar pessoas com informação acurada, na qual possam confiar.”
Liderada pela área de comunicação da ONU, a iniciativa contará com a ajuda de voluntários em todo o mundo. As informações serão enviadas por uma lista de divulgação com o conteúdo verificado.
A plataforma fará parcerias com as agências da ONU e as equipes das Nações Unidas de diversos países, além de influenciadores, sociedade civil, empresas, organizações de mídia para erradicar desinformação contra a Covid-19.
“Em muitos países a crescente desinformação em canais digitais está impedindo a resposta de saúde pública e provocando instabilidade. Há esforços inquietantes de explorar a crise para avançar nativismo ou atingir grupos minoritários”, afirmou a sub-secretária-geral da ONU para Comunicação Global, Melissa Fleming.
No primeiro momento, as informações verificadas da ONU estarão disponíveis para compartilhamento apenas em inglês. Os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo site.
Verified from Share Verified on Vimeo.