O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, está trabalhando de casa desde o último dia 8. O motivo é a confirmação de 18 casos do novo coronavírus na residência oficial da Presidência, onde vive com a família.
No Twitter, Giammatei informou que, após a detecção da doença na casa, o local seria desinfectado e os funcionários permaneceriam isolados.
Segundo informações do jornal El Confidencial, o vice-presidente Guillermo Castillo também passaria a trabalhar de casa. Giammattei e Castillo não teriam contraído a Covid-19.
Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta terça (16), 9,8 mil casos foram confirmados na Guatemala e 384 pessoas morreram em decorrência do vírus.
Até este sábado (20), a mobilidade da população é permitida entre 5h e 18h. Além disso, mercados e supermercados podem permanecer abertos apenas das 6h às 16h. No domingo, todo o comércio deve permanecer fechado.
Entre as medidas de auxílio determinadas pelo governo da Guatemala estão a entrega de cesta básica por 30 dias para famílias afetadas pela pandemia do Covid-19 e um apoio econômico de cerca de US$ 130 (1 mil quetzal guatemalteco).