A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) está monitorando por vídeos, divulgados no canal do YouTube da organização, os patrimônios mundiais da humanidade, reservas e geoparques durante a pandemia do novo coronavírus.

O Parque Nacional de Komodo, na Indonésia, é um desses locais. Patrimônio mundial da Unesco desde 1991, o parque é composto por três ilhas e é habitat natural do dragão-de-komodo, réptil que não existe em nenhum outro lugar do mundo.
Em meio à pandemia, o parque está fechado para visitação desde março deste ano. No entanto, os guardas-florestais continuam atuando para proteger a reserva.
Ao todo, 193 países têm patrimônios mundiais, somando 1,1 mil locais categorizados como naturais, culturais e mistos. Durante a pandemia, 121 países fecharam totalmente os locais que compõem a lista da Unesco; 17 mantém as regiões abertas e 29 fecharam parcialmente.
A lista inclui endereços como centros de cidades, conjuntos urbanos e paisagens agrícolas, que ainda podem permitir circulação de pessoas. Já em alguns casos, como na China, alguns locais estão sendo reabertos.