Polônia reforça a importância da Otan na segurança europeia

Ministro da Defesa polonês classificou a ideia de um exército europeu como "fantasiosa", enfatizando o papel principal da aliança na defesa do continente

A Polônia definiu como “essencial” o papel da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para a segurança europeia, conforme destacado pela imprensa polonesa na terça-feira (21). As informações são da TVP World.

O comentário partiu do ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak, que destacou a importância vital da aliança na defesa da Europa, e deu a entender que a ideia de um eventual exército europeu é fantasiosa, conforme relatado pela agência de notícias estatal PAP.

Błaszczak se reuniu com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, durante a visita deste à aldeia de Wysoka Głogowska, no sudeste da Polônia, após seu retorno de uma visita surpresa a Kiev. Na ocasião, ele também enfatizou a responsabilidade dos Estados-Membros na defesa, contrapondo-se à transferência de competências para um nível europeu ou “um exército europeu imaginário”.

Ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak (Foto: U.S. Army Photo)

O polonês alertou contra qualquer competição entre a Otan e a União Europeia (UE) na área de segurança, considerando-a prejudicial.

Além disso, ressaltou a indispensabilidade das relações polaco-americanas para a segurança da Polônia e do flanco oriental da Otan. “Isso é evidenciado pelo fato de que aproximadamente 10 mi soldados norte-americanos estão estacionados na Polônia”, disse ele, acrescentando que por conta da proximidade com Washington o exército polonês está equipado com armas modernas, como os tanques Abrams, conhecidos por sua robustez, poder de fogo e tecnologia avançada.

No começo deste mês, o ex-presidente russo Dmitry Medvedev voltou a disparar sua metralhadora verbal, e o alvo desta vez foi justamente a Polônia. Segundo ele, o país, que é membro da Otan e um dos principais apoiadores da Ucrânia na guerra em curso na Europa, é um “inimigo” da Rússia, o que coloca sua condição de Estado sob ameaça.

Tags: