Tweet intensifica conflito por Sabah entre Filipinas e Malásia

Disputa histórica por território virou briga na rede social, com direito a convocação de embaixadores para consultas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Uma disputa diplomática entre Filipinas e Malásia se intensificou na segunda-feira (27) a partir de uma série de tweets. Tudo começou quando o chanceler das Filipinas, Teodoro Locsin, afirmou a propriedade filipina do estado malaio de Sabah, na ilha de Bornéu.

O conflito pelo território entre os dois países é histórico e já se estende desde pelo menos 1946, quando a região se tornou uma colônia da Coroa britânica. Desde então, há uma disputa pela posse do território.

A fala foi compartilhada junto de uma notícia institucional da Embaixada dos EUA nas Filipinas, que realizava doação de kits de higiene para mais de 300 filipinos repatriados de Sabah para a ilha de Mindanao, no sul do país.

Na quarta-feira (29), o ministro das Relações Exteriores da Malásia, Hishammuddin Hussein, afirmou em sua conta oficial do Twitter que a declaração de Locsin era “irresponsável”.

“Sabah sempre fará parte da Malásia”, afirmou. Hussein disse que convocaria o embaixador filipino na Malásia, Charles Jose, para explicações em Kuala Lumpur.

Praia na região de Sabah, disputada por Malásia e Filipinas (Foto: MaxPixel)

A discussão se estendeu até quinta-feira (30). Como consequência, Locsin afirmou que convocaria o embaixador malaio em Manila, Norman Muhammad, a explicar-se sobre a reação de Hishammudin ao seu tweet.

Tags: