Uma disputa diplomática entre Filipinas e Malásia se intensificou na segunda-feira (27) a partir de uma série de tweets. Tudo começou quando o chanceler das Filipinas, Teodoro Locsin, afirmou a propriedade filipina do estado malaio de Sabah, na ilha de Bornéu.
O conflito pelo território entre os dois países é histórico e já se estende desde pelo menos 1946, quando a região se tornou uma colônia da Coroa britânica. Desde então, há uma disputa pela posse do território.
A fala foi compartilhada junto de uma notícia institucional da Embaixada dos EUA nas Filipinas, que realizava doação de kits de higiene para mais de 300 filipinos repatriados de Sabah para a ilha de Mindanao, no sul do país.
Na quarta-feira (29), o ministro das Relações Exteriores da Malásia, Hishammuddin Hussein, afirmou em sua conta oficial do Twitter que a declaração de Locsin era “irresponsável”.
“Sabah sempre fará parte da Malásia”, afirmou. Hussein disse que convocaria o embaixador filipino na Malásia, Charles Jose, para explicações em Kuala Lumpur.
A discussão se estendeu até quinta-feira (30). Como consequência, Locsin afirmou que convocaria o embaixador malaio em Manila, Norman Muhammad, a explicar-se sobre a reação de Hishammudin ao seu tweet.