Uma disputa diplomática entre Filipinas e Malásia se intensificou na segunda-feira (27) a partir de uma série de tweets. Tudo começou quando o chanceler das Filipinas, Teodoro Locsin, afirmou a propriedade filipina do estado malaio de Sabah, na ilha de Bornéu.
O conflito pelo território entre os dois países é histórico e já se estende desde pelo menos 1946, quando a região se tornou uma colônia da Coroa britânica. Desde então, há uma disputa pela posse do território.
Sabah is not in Malaysia if you want to have anything to do with the Philippines. https://t.co/dWZs1gsndE
— Teddy Locsin Jr. (@teddyboylocsin) July 27, 2020
A fala foi compartilhada junto de uma notícia institucional da Embaixada dos EUA nas Filipinas, que realizava doação de kits de higiene para mais de 300 filipinos repatriados de Sabah para a ilha de Mindanao, no sul do país.
Na quarta-feira (29), o ministro das Relações Exteriores da Malásia, Hishammuddin Hussein, afirmou em sua conta oficial do Twitter que a declaração de Locsin era “irresponsável”.
“Sabah sempre fará parte da Malásia”, afirmou. Hussein disse que convocaria o embaixador filipino na Malásia, Charles Jose, para explicações em Kuala Lumpur.

A discussão se estendeu até quinta-feira (30). Como consequência, Locsin afirmou que convocaria o embaixador malaio em Manila, Norman Muhammad, a explicar-se sobre a reação de Hishammudin ao seu tweet.