Alemanha envia tropas à Lituânia pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial

Militares alemães integrarão uma brigada programada para ser estabelecida em 2025 e prevista para estar totalmente operacional até 2027

A Lituânia celebrou um “evento histórico” nesta segunda-feira (4) com a chegada das primeiras tropas alemãs a Vilnius, onde irão reforçar a presença no flanco leste da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A iniciativa marca a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que Berlim estaciona tropas fora de seu território por um longo período. As informações são da agência Associated Press.

Cerca de 24 soldados alemães desembarcaram em solo lituano, onde iniciarão a preparação para a chegada de outros 150 militares ainda este ano. A expectativa é que o destacamento atinja sua força total de cinco mil soldados até o final de 2027.

“É a primeira vez que implantamos uma unidade permanentemente fora da Alemanha“, afirmou o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, durante uma cerimônia de despedida do comando preliminar da brigada lituana alemã, destacando ainda a importância desse evento para o exército do seu país, conforme relatado pela agência de notícias local Deutsche Presse-Agentur (dpa).

Soldados de infantaria mecanizada alemães correm pela floresta durante o Exercício Rising Griffin 2022 (Foto: Nato/Flickr)

O envio de tropas para Vilnius tornou-se uma prioridade máxima devido às crescentes preocupações com um possível ataque de Moscou. A proximidade do enclave russo de Kaliningrado com a Lituânia, juntamente com a aliança com Belarus, eleva as preocupações sobre a segurança da região.

A Rússia manifestou preocupação com a movimentação militar alemã para um país vizinho e parceiro da Otan. O porta-voz do Kremlin alertou que isso poderia resultar em “uma escalada de tensões e criar zonas de perigo” para Moscou. Segundo Dmitri Peskov, isso poderia levar a “medidas extraordinárias” para garantir a segurança do país.

O exército alemão, o Bundeswehr, tem uma história de participação em operações de longo prazo no exterior, desde os anos 1990 nos Bálcãs até operações de combate no Afeganistão. Atualmente, soldados alemães estão mobilizados em diferentes regiões, incluindo Europa, Ásia, África e Mediterrâneo. No entanto, este é o primeiro destacamento autônomo e permanente da Alemanha, não parte de uma força multinacional em rotação.

Tags: