Bélgica prende suspeito de ligação com ataque terrorista antes de jogo da Eurocopa

Acusado teria auxiliado homem ligado ao EI a adquirir o rifle usado no ataque que matou dois suecos na semana passada

Um cidadão tunisiano foi detido na quarta-feira (26) pela polícia belga sob suspeita de envolvimento no assassinato de dois torcedores suecos na semana passada pouco antes da partida entre Bélgica e Suécia, válida pelas eliminatórias da Eurocopa, anunciou o Ministério Público Federal na quinta-feira (26). As informações são da rede Deutsche Welle.

O MPF belga investiga se o suspeito, identificado apenas como Lamjed K., de 44 anos, pode estar relacionado com a arma utilizada no ataque. Ele teria auxiliado o agressor, o também tunisiano Abdesalem Lassoued, a obter o rifle que foi usado no ataque, e irá responder por homicídio terrorista, tentativa de homicídio terrorista e participação em organização terrorista.

Um dia depois do atentado terrorista, que ainda deixou uma terceira vítima ferida, Lassoued foi morto a tiros em uma operação policial. Antes do ataque, o atirador declarou em um vídeo ter sido inspirado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI). Ele tinha passagem pela prisão na Suécia e teve seu pedido de asilo rejeitado pelas autoridades belgas em 2020.

Agentes de polícia belgas (Foto: Pxhere)

Paralelamente ao caso, promotores antiterrorismo franceses anunciaram na terça-feira (24) que acusaram outros dois indivíduos suspeitos de terem ligações com o atirador.

Um dos suspeitos detidos em Paris tinha uma relação conhecida com Lassoued, no entanto, seu advogado, negou qualquer envolvimento no incidente em Bruxelas. Segundo a defesa relatou à agência de notícias francesa AFP, o agressor era um amigo de longa data e “não havia percebido nenhum sinal de radicalização”, destacando que “nunca teria imaginado que ele cometeria tal ato”.

O ministro da Justiça belga, Vincent Van Quickenborne, reconheceu um “erro monumental” após relatos de que a Tunísia havia solicitado em 2020 a extradição de Lassoued, e renunciou ao cargo.

Tags: