Drone ucraniano ataca cidade russa próxima de importante usina nuclear

Ataque atingiu edifício em Kurchatov, onde está localizada uma das maiores centrais nucleares do país. Não foram relatados danos à usina, disseram autoridades russas

A Rússia relatou nesta sexta-feira (1º) que um drone ucraniano atingiu um edifício na cidade de Kurchatov, onde fica uma importante usina nuclear, marcando o segundo episódio desse tipo nos últimos dois meses. O incidente ocorre em um momento em que o país enfrenta um aumento nos ataques de longo alcance de Kiev contra o território russo. As informações são da revista Newsweek.

Pelo Telegram, o governador da região de Kursk, Roman Starovoyt, confirmou que o drone causou danos leves a um prédio não residencial, e não houve registro de feridos. Kurchatov está localizada a poucos quilômetros da usina nuclear de Kursk. Em 14 de julho, outra aeronave não tripulada explodiu após atingir um prédio residencial na mesma cidade.

Inicialmente, Starovoit relatou que Kurchatov foi alvo de dois drones ucranianos, resultando em danos a um edifício que abriga salas comerciais e residências. Ele acrescentou que especialistas foram enviados ao local para avaliar a extensão dos danos, enquanto os detalhes estão sendo esclarecidos.

Aeronave não tripulada atacou uma cidade no oeste da Rússia, onde está localizada uma das maiores usinas nucleares do país. Não foram relatados danos à usina, de acordo com autoridades russas
Usina Nuclear de Kursk (Foto: WikiCommons)

Mais tarde, porém, o governador esclareceu que apenas um drone atacou a cidade, atingindo um edifício não residencial e causando “danos leves” à sua fachada, mas que “felizmente não houve vítimas”. Starovoit também explicou que não foi possível confirmar a queda de uma segunda aeronave autônoma, pois “o voo do primeiro drone foi confundido com outro incidente”.

Não está claro qual era o alvo exato do drone ou onde ele pousou na cidade.

O canal de Telegram da Central Nuclear de Kursk informou que a instalação, localizada na parte oeste de Kurchatov, ao longo do rio Seym, estava “funcionando normalmente”. A usina afirmou que os níveis de radiação nas suas dependências e na área ao redor estão “dentro dos níveis normais”.

O aparente ataque em Kurchatov integrou uma série recente de ofensivas de drones em várias regiões da Rússia na noite (horário local) de quinta-feira (31).

Outros incidentes semelhantes foram reportados por autoridades nas regiões de Bryansk, Pskov, Belgorod e Moscou. Nesses locais, drones foram interceptados e abatidos pelas defesas aéreas russas durante a noite. O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, detalhou que as defesas aéreas no extremo sudeste da cidade “frustraram mais uma tentativa” de um drone voar em direção à capital.

Ele acrescentou que, de acordo com relatórios iniciais, não houve vítimas nem danos, e os serviços de emergência estão no local para investigar.

Tags: