Dua Lipa posta mapa da “grande Albânia” e ouve críticas no Twitter

Termo é um conceito irredentista que classifica o Kosovo e partes de quatro países vizinhos em uma só pátria
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A cantora inglesa Dua Lipa, filha de albaneses kosovares, precisou se explicar nas redes sociais após um postagem com a imagem de um mapa conhecido como a “grande Albânia”.

O termo classifica o Kosovo e partes da Grécia, Montenegro, Macedônia e Sérvia como uma mesma pátria por nacionalistas de etnia albanesa.

Cantora Dua Lipa causa revolta ao postar mapa da "grande Albânia"
Cantora inglesa Dua Lipa (Foto: Dua Lipa/Twitter)

Junto com o mapa, lia-se “autóctone”. A cantora completou o post ligando a imagem à definição da palavra, “(de um habitante de um lugar) indígenas em vez de descendentes de migrantes ou colonos”.

Segundo a revista britânica NME, a postagem viralizou e causou revolta em muitos usuários da rede social. Alguns ligaram o mapa a ideologias de extrema-direita e ideias de uma “raça pura”. Houve também quem apoiasse a cantora, alegando que o post não era “discurso de ódio”.

Após o alvoroço causado na internet, Dua Lipa se manifestou. A cantora afirmou ter sido mal interpretada, e que o post “nunca foi feito para incitar qualquer ódio”. A cantora disse ainda rejeitar o separatismo étnico.

“Eu só quero que meu país seja representado em um mapa e falar com orgulho e alegria sobre minhas raízes albanesas e meu país de origem”, completou Dua Lipa.

Tags: