Em meio à guerra na Ucrânia, jovens se unem para proteger santuários de animais

A cidade de Kropyvnytskyi recebeu cães, gatos e outros bichos de estimação que estavam sob perigo em regiões alvos de ataques e bombardeios

Uma iniciativa para resgatar e salvar animais que estão sob risco após o início da guerra na Ucrânia recebeu o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

Um grupo de jovens está fazendo mutirões para dar um lar a cada animal afetado pelo conflito e que tiveram que ser evacuados de regiões perigosas. Com os abrigos e santuários lotados de cães, gatos e outros bichos de estimação, muitos animais passaram a viver nas ruas. 

O programa Upshift reúne adolescentes e jovens que decidiram buscar um novo lar para os bichos. Sofia Balakh, de 16 anos, conta que está tentando convencer as pessoas a cuidar dos animais. 

Participantes do programa UPSHIFT se uniram para ajudar animais em Kropyvnytskyi, Ucrânia (Foto: Unicef/Divulgação)

Dentre os voluntários está o grupo KotoPes ou Catdog que trabalha com crianças e adultos e recolhe dinheiro e doações para manter um dos abrigos. 

Já o grupo Arca ajuda voluntários a evacuar os animais das áreas perigosas na Ucrânia comprando cestas de transporte para cachorros e gatos assim como remédios e rações de animais. Uma outra ação dos voluntários é criar espaços para que os animais possam fazer a quarentena quando necessário.  

Uma das voluntárias, Maria Semeniaka, de 19 anos, diz que a ação começou quando eles receberam a notícia de que muitos animais tinham sido abandonados, involuntariamente, pelos donos após a Rússia atacar a Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado. 

Reunidos, esses grupos, conhecidos como The Upshifters decidiram fazer uma parceria com a equipe Space Medias, do ramo de mídia e redes sociais e que criaram sua própria plataforma com uma sessão de fotos sobre os abrigos de animais da cidade e os passos para dar um novo lar aos bichos que precisavam. 

Compartilhando as fotos dos animais nas redes sociais, os voluntários obtiveram uma resposta mais rápida. No futuro, a entidade planeja criar uma exibição de fotos. 

Uma das histórias dos animais resgatados é a do cachorro Buddy, de Bakhmut. Ele foi a inspiração de um cartoon que foi disseminada pelos membros do grupo KotoPes. 

Sofia Balakh afirma que a cooperação com outras equipes é muito importante porque uma aprende da outra. Segundo ela, as entidades se completam e criam uma sinergia que só motiva o trabalho dos voluntários. 

O programa de resgate Upshift começou em agosto passado e já conta com mais de 300 jovens. Um total de 80 equipes já receberam fundos para os projetos. 

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Tags: