Jornalista ucraniana é adicionada à lista de procurados pela Rússia

Em março, Yanina Sokolova já havia sido adicionada à lista de terroristas e ativistas do Kremlin

A jornalista ucraniana Yanina Sokolova, conhecida por criticar a invasão russa na Ucrânia, foi adicionada à lista de procurados pelo Ministério do Interior da Rússia. No entanto, o órgão governamental não especificou o artigo do Código Penal pelo qual ela é procurada. As informações são da rede Radio Free Europe.

(Foto: Yanina Sokolova/Reprodução Facebook)

Yanina já havia sido incluída na lista de terroristas e ativistas do Kremlin em março. Ela é âncora do programa Rendezvous, na emissora ucraniana 5 Kanal, e possui um canal popular no YouTube. Além disso, como sobrevivente do câncer, ela é reconhecida como uma ativista que apoia pacientes com a doença por meio de seu projeto chamado Ya, Nina (“Eu, Nina”).

Segundo a agência russa TASS, em março de 2023, Yanina foi incluída na lista de “terroristas e extremistas” pelo Rosfinmonitoring, o Serviço Federal de Monitoramento Financeiro da Rússia, um órgão governamental russo responsável por supervisionar e monitorar as atividades financeiras, especialmente relacionadas à prevenção da lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e outras atividades financeiras ilícitas.

Tags: