Navio de carga atinge mina naval no Mar Negro a caminho da Ucrânia e deixa feridos

Um navio comercial, a caminho de coletar grãos em portos ucranianos, colidiu com uma mina naval russa no Mar Negro, ferindo dois marinheiros, conforme relatado pelas autoridades locais

Um navio civil não identificado, sob bandeira do Panamá, dirigia-se aos portos ucranianos do Danúbio para carregar grãos quando atingiu uma mina flutuante nesta quinta-feira (28), resultando na perda de velocidade e de controle e em um incêndio no convés superior, de acordo com autoridades ucranianas. Dois marinheiros ficaram feridos. As informações são da rede Radio Free Europe.

A Guarda Marítima e o Serviço de Busca e Salvamento responderam prontamente, fornecendo assistência médica. Um dos feridos recebeu atendimento no local, enquanto o segundo foi levado ao hospital mais próximo para exames adicionais. A condição deste último é estável.

O incidente aconteceu cerca de 130 quilômetros a sudoeste da cidade de Chornomorsk, próximo a Odesa, na costa sul da Ucrânia, de acordo com a Ambrey, empresa de análise de risco marítimo. O navio tinha 18 tripulantes.

Navio realiza a descarga de grãos em Chornomorsk, na Ucrânia (Foto: Creative Commons)

A mina detonou na popa do navio graneleiro, causando falhas em equipamentos e máquinas, resultando na perda de energia. O capitão encalhou o navio de forma intencional para evitar o afundamento, e a Ucrânia enviou rebocadores para levá-lo ao porto.

Segundo as Forças de Defesa do Sul da Ucrânia, a explosão ocorreu durante uma tempestade, sendo que o perigo de minas navais é ainda mais elevado em meio a condições marítimas turbulentas.

O incidente não foi um caso isolado. O episódio ocorre após a Guarda Marítima de Odesa informar anteriormente, neste mês, sobre dois navios de carga civis danificados por minas russas.

Após a retirada russa de um acordo de exportação mediado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no último verão europeu, a Ucrânia lançou um novo corredor marítimo no Mar Negro para exportar cereais, metais e outras cargas aos mercados mundiais, impulsionando sua economia agrícola.

Tags: