ONU saúda novo centro que viabilizará acordo de exportação de grãos da Ucrânia

Expectativa é de que o acordo, que contou com o apoio da Turquia, ajude a reduzir os preços dos alimentos em todo o mundo

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, saudou o início oficial da operação na capital turca, Istambul, que ajudará a implementar o acordo para retomar as exportações de grãos ucranianos através do Mar Negro, em meio ao conflito em andamento e ao aumento dos preços dos alimentos no mundo todo. 

O Centro de Coordenação Conjunta (JCC), inaugurado na quarta-feira (27), reúne altos representantes de Ucrânia, Rússia, Turquia e ONU, que assinaram o acordo na sexta-feira (22) passada, em Istambul. 

Em comunicado divulgado pelo porta-voz adjunto Farhan Haq, Guterres destacou a importância de as partes trabalharem em parceria para implementar efetivamente a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, com o objetivo de reduzir a insegurança alimentar global.

Grãos de trigo (Foto: Ronie/pixahive.com)

O JCC permitirá o transporte seguro, por navios mercantes, de alimentos e fertilizantes comerciais de três portos ucranianos importantes no Mar Negro: Odesa, Chornomorsk e Yuzhny. Também será responsável por monitorar o movimento de embarcações comerciais para garantir o cumprimento do acordo, com foco apenas na exportação de grãos comerciais a granel e commodities alimentícias relacionadas.   

“Isso ajudará a responder efetivamente e prevenir a crescente insegurança alimentar global”, diz o comunicado, acrescentando que o acordo “ajudará a restabelecer a confiança no mercado global de alimentos e reduzir os preços dos alimentos de seus níveis atuais”. 

Martin Griffiths, coordenador humanitário da ONU, observou que a abertura rápida do centro foi possível graças ao apoio inestimável de Turquia e ao compromisso demonstrado pela Rússia e pela Ucrânia. 

“Espero que sua ação coletiva se traduza rápida e diretamente em um alívio muito necessário para as pessoas mais vulneráveis ​​em situação de insegurança alimentar em todo o mundo”, disse ele. 

O representante interino da ONU no JCC, Frederick Kenney Jr., participou da cerimônia de inauguração e está liderando os esforços da entidade no terreno. 

“É extremamente encorajador ver as partes se concentrando na implementação da iniciativa”, disse ele. “O trabalho no centro é ininterrupto com o objetivo de ver os primeiros embarques saindo dos portos ucranianos de forma rápida, segura e eficaz”, afirmou ele. 

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente em inglês pela ONU News

Tags: