Tensão entre Sérvia e Montenegro cresce em meio a disputa religiosa

Planos de Montenegro, na costa adriática, para criar uma igreja ortodoxa independente geram conflito com a Sérvia
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, se comprometeu a proteger os sérvios em Montenegro que, segundo ele, estão ameaçados pela possível formação de uma igreja ortodoxa independente no pequeno Estado. As informações são da agência de notícias Associated Press.

Há temores de que haveria perseguição aos sérvios no país, criado há 14 anos e localizado nos Bálcãs, na costa do mar Adriático. Historicamente, a região já foi varrida por diversos conflitos sectários e cerca de 30% da população montenegrina ainda se identifica como sérvia.

A tensão entre o governo e a igreja ortodoxa sérvia no país aumentou por causa de uma lei criada pelo parlamento de Montenegro no ano passado. Os clérigos de Belgrado afirmam que essa nova legislação tomaria seus pertences.

Apesar da separação da Sérvia em 2006, Montenegro, de 620 mil habitantes, ainda tem na igreja ortodoxa sérvia a principal filiação religiosa dos montenegrinos.

Vucic afirmou nesta quarta (20), após se reunir com o chefe da igreja ortodoxa em Belgrado, que usará todos os meios legais e democráticos para expor ao mundo a suposta má situação dos sérvios em Montenegro.

Tensão entre Sérvia e Montenegro cresce em meio à disputa na igreja
Prédio do Patriarcado, sede administrativa da igreja ortodoxa sérvia em Belgrado (Foto: Jorge Láscar/Wikimedia Commons)

Autoridades de Montenegro negaram repetidamente as alegações da igreja de Belgrado. Mesmo assim, sérvios no país fizessem grandes manifestações anti-governo que por vezes tornaram-se violentas.

O presidente de Montenegro, Milo Djukanovic, defendeu a criação de uma igreja ortodoxa montenegrina independente.

Já líder religioso sérvio Irinej lashed atacou Djukanovic, afirmando que o presidente montenegrino quer perseguir o povo sérvio e destruir sua igreja.

Onde fica a Sérvia (Foto: Reprodução/Google Maps)

Tags: