Tentativa de ataque à embaixada de Israel na Suécia é frustrada pela polícia

Prédio foi alvo de uma Investida não consumada, após o esquadrão antibombas destruir o que a polícia sueca chamou de 'objeto perigoso'

Na quarta-feira (31), a polícia sueca impediu uma tentativa de ataque à Embaixada de Israel em Estocolmo. Segundo informações da mídia local reproduzidas pelo site Politico, um objeto suspeito encontrado do lado de fora da embaixada, mas dentro do complexo cercado, foi destruído pelo esquadrão antibombas, sem causar ferimentos.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, considerou a situação “muito séria”, e relatou que a segurança na embaixada e em instituições judaicas foi reforçada após o incidente. Um porta-voz da polícia informou à emissora local TV4 que o “um objeto perigoso” encontrado na sede diplomática foi detonado de maneira controlada.

Os jornais suecos Expressen e Aftonbladet relataram que se tratava de uma granada de mão, citando fontes não identificadas, conforme reproduzido pela rede BBC.

Embaixada de Israel em Estocolmo (Foto: Johnny Söderberg/Flickr)

A vice-primeira-ministra da Suécia, Ebba Busch, se disse “abalada” com a ameaça. Em comunicado, ela classificou o ódio contra Israel como “assustador”, e enfatizou a importância de combater o “extremismo violento”. Por fim, agradeceu à polícia sueca pela rápida intervenção.

Já o embaixador de Israel na Suécia, Ziv Nevo Kulman, afirmou que “Israel não se deixará intimidar pelo terror” após a tentativa de ataque em Estocolmo.

A polícia sueca está conduzindo uma investigação para coletar informações sobre o incidente, incluindo análise forense, busca por câmeras de segurança na área e entrevistas a possíveis testemunhas.

Tags: