Europa

Ucrânia quer retomar controle de áreas do leste do país até o fim de 2020

Região de Donbass é palco de um conflito entre o governo ucraniano e separatistas pró-Rússia desde 2014

O governo da Ucrânia quer retomar as áreas controladas em Donetsk e Lugansk, no leste do país, antes do final deste ano. Por isso, já prepara um plano de apoio, afirmou nesta quinta (7) o chefe da equipe presidencial. As informações são da agência de notícias russa Tass.

A região de Donbass, que abrange Donetsk e Lugansk, é palco de um conflito armado, iniciado em 2014, entre forças separatistas e pró-Rússia e o governo do país. O local fica no leste do país.

Ucrânia quer retomar controle de áreas do leste do país até o fim de 2020
Moradores de Donetsk, no leste da Ucrânia, em 2018 (Foto: OSCE/Flickr)

As autoridades não divulgaram informação sobre nenhuma ação. A declaração foi apenas de que, entre as medidas, não está incluída a construção de um muro na região, como o construído na Cisjordânia por Israel.

A hipótese chegou a ser levantada em dezembro do ano passado pelo agora chefe da equipe presidencial ucraniana. Na época, o profissional atuava como assessor do presidente Volodymyr Zelenski.

Na última quinta, os ministros da Conferência em “Formato Normandia”, que reúne Ucrânia, Rússia, Alemanha e França. A cúpula tenta encontrar uma solução para o conflito em Donbass e discutiu um cessar-fogo na região.

Os ministros abordaram ainda a necessidade dos contatos entre as partes continuarem, até que uma data para um encontro presencial possa ser definido.