UE diz que não reconhecerá passaportes russos emitidos na Ucrânia ocupada

Bloco diz que decisão é resposta à emissão de documentos a ucranianos residentes em regiões anexadas após a invasão

A União Europeia (UE) declarou na quinta-feira (10) que não irá reconhecer passaportes russos emitidos em regiões da Ucrânia anexadas por Moscou. O mesmo irá valer para documentos de viagem russos expedidos em áreas ocupadas pelo Kremlin na Geórgia. As informações são da rede Channel NewsAsia (CNA).

Em comunicado, o bloco econômico disse que a decisão “é uma resposta à agressão militar não provocada e injustificada da Rússia contra a Ucrânia e à prática russa de emitir passaportes internacionais russos para residentes das regiões ocupadas”.

Antes de entrar em vigor, a medida precisa ser formalmente assinada pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-membros da UE.

Passaporte russo (Foto: WikiCommons)

Em setembro, o presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto que oficializa a anexação pela Rússia de quatro regiões ucranianas invadidas pelas tropas de Moscou: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhya. A assinatura foi acompanhada de um discurso e sucedida por uma cerimônia na Praça Vermelha. A decisão foi amplamente rejeitada pela comunidade internacional.

O controle das forças russa sobre alguns dos territórios ocupados vem caindo diante de uma contraofensiva do exército ucraniano. Na quarta-feira (9), os invasores anunciaram a retirada da cidade de Kherson, a única capital regional tomada pelas tropas do Kremlin desde o início da guerra. A ordem indica um recuo significativo e potencial ponto de virada no conflito.

Tags: