Assembleia Ambiental da ONU começa em momento crítico para o planeta

Sétima edição do encontro que reúne todos os Estados-membros discutirá temas como derretimento de geleiras e impacto ambiental da inteligência artificial

Conteúdo adaptado de material publicado originalmente pela ONU News

Mais de 6 mil pessoas de 180 países, incluindo 79 ministros e 35 vice-ministros, estão reunidos em Nairobi, no Quênia, para definir prioridades para políticas ambientais globais.

O país africano abriga a 7ª sessão da Assembleia Ambiental da ONU, Unea-7, que começou nesta segunda-feira e vai até o dia 12 de dezembro.

As secas são uma ameaça constante na Somália, no Chifre da África (Foto: Pnud Somalia)
Temas centrais

O encontro ocorre em um momento considerado crítico para o planeta, em que as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição, estão levando os sistemas naturais ao seu limite, com consequências potencialmente desastrosas para a humanidade.

A Assembleia deste ano negociará 15 projetos de resolução sobre questões que vão desde salvar as geleiras até reduzir o impacto ambiental da inteligência artificial.

Embora não sejam legalmente vinculantes, as resoluções da Unea ajudam os países a encontrar pontos em comum e, no passado, já prepararam o caminho para acordos internacionais importantes.

“Águas geopolíticas turbulentas”

A diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), disse que esta Assembleia “precisa ir mais fundo do que nunca, porque os desafios ambientais estão acelerando”.

Inger Andersen lembrou que o aumento da temperatura provavelmente ultrapassará 1,5°C na próxima década, que ecossistemas estão desaparecendo e que toxinas continuam poluindo o ar, a água e a terra.

Ela reconheceu que “o mundo está em águas geopolíticas turbulentas”, o que adiciona tensões aos processos multilaterais, mas ressaltou que todos querem “um clima estável, um ambiente seguro, limpo e sustentável e um futuro livre de poluição”.

Três discussões em destaque

A Assembleia Ambiental da ONU é o mais alto órgão de decisão do mundo sobre meio ambiente e é composto por todos os 193 Estados-membros da ONU. Ela se reúne bienalmente e as resoluções adotadas pelos países definem o trabalho do Pnuma.

Paralelamente à discussão sobre os projetos de resolução, a Unea-7 contará com três discussões de grande destaque, explorando porque a sustentabilidade ambiental é fundamental para a indústria, para as finanças globais e para a saúde humana.

No penúltimo dia do evento começa o segmento de alto nível, onde o presidente do Quênia, William Ruto, além de outros chefes de Estado e de governo e ministros se dirigirão à Assembleia.

Durante a Assembleia, o Pnuma lançará a sétima edição de sua Perspectiva Global de Meio Ambiente e nomeará cinco pioneiros do clima de todo o mundo como seus Campeões da Terra para 2025.

Tags: