Guterres diz que ONU está sendo ‘posta à prova como nunca’ em 77 anos

Chefe da ONU prega o fim dos conflitos, o combate a pobreza e desigualdade e defende objetivos de desenvolvimento sustentável.

Nesta segunda-feira (24), quando a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra seus 77 anos, a organização acredita estar sendo posta à prova mais do que nunca. Foi assim que o secretário-geral, António Guterres, definiu o atual momento das Nações Unidas, cuja fundação ocorreu após a Segunda Guerra Mundial.

O chefe da ONU destaca que, mais do que nunca, este é o momento de implantar os valores e princípios da Carta da ONU em todos os cantos do mundo. As ações incluem dar oportunidade à paz, acabar com os conflitos que colocam em risco vidas, futuros e o progresso.

Ele pede ainda atuação pelo fim da pobreza extrema, redução das desigualdades e defesa dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

António Guterres lembra que, quando a ONU surgiu, a convicção era de ir além do conflito global para a cooperação global.

A mensagem do secretário-geral ressalta que a ONU resulta da esperança e determinação. Ele pede uma renovação da convicção nos alvos que a humanidade pode alcançar atuando unida e de forma solidária.

Guterres cita ainda a ação pelo planeta, o fim dos combustíveis fósseis e início da revolução das energias renováveis. Para ele, devem ser equilibradas as liberdades e as oportunidades para mulheres e meninas garantindo os direitos humanos de todos.

Secretário-geral da ONU, o português António Guterres (Foto: UN Photo/Evan Schneider)

As celebrações promovem as prioridades, os propósitos e princípios da organização estabelecida em 1945 pela Carta da ONU, que foi aberta para assinatura em São Francisco, nos EUA, em junho do mesmo ano.

Com o documento ratificado pela maioria de seus signatários, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, a organização passou a existir oficialmente.

As celebrações do Dia da ONU ocorrem em todas as seis sedes da organização pelo globo além de suas agências e fundos que atuam nos países-membros.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Tags: