Da Áustria ao Vietnã, 32 destinos de todo o mundo foram nomeados como “Melhores Vilarejos TurísticOs 2022″ pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
O prêmio reconhece destinos rurais que estão adotando o turismo como motor de desenvolvimento e novas oportunidades de trabalho e renda, preservando e promovendo valores e produtos de base comunitária.
A iniciativa também distingue as aldeias por seu compromisso com a inovação e sustentabilidade em todos os seus aspectos, econômico, social e ambiental, e foco no desenvolvimento do turismo em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Em 2022, um total de 32 aldeias de 18 países nas cinco regiões do mundo receberam o reconhecimento. Entre os países de língua portuguesa, a aldeia portuguesa de Castelo Novo integra a lista.
Os locais escolhidos foram avaliados por um conselho consultivo independente com base em um conjunto de critérios: recursos culturais e naturais, promoção e conservação de recursos culturais, sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Quesitos como desenvolvimento do turismo e integração da cadeia de valor, governança e priorização do turismo, infraestrutura e conectividade, bem como saúde, segurança e proteção, também foram considerados.
Diversificação econômica
Saudando a notícia, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou que, para as comunidades rurais em todos os lugares, o turismo pode ser um verdadeiro “divisor de águas” ao gerar empregos, apoiar empresas locais e manter vivas as tradições.
Um total de 136 aldeias foram apresentadas para consideração por 57 Estados-Membros da OMT. Cada um deles poderia nomear até três aldeias para a edição de 2022.
Outras 20 vilas entrarão no “Programa de Atualização”, que beneficia várias cidades que não atendem plenamente aos critérios para receber o reconhecimento. Elas recebem apoio da OMT e para melhorar os elementos das áreas identificadas como lacunas no processo de avaliação.
Rede de aldeias
Outra cidade portuguesa faz parte dessa lista estendida: Ferraria de São João. Fontainhas, em Cabo Verde, completa a presença de lusófonos. Todas as 52 aldeias também passarão a fazer parte da Rede Global de Melhores Aldeias Turísticas da OMT, criada em 2021.
Agora, a rede reúne 115 aldeias dos cinco continentes e oferece uma série de benefícios, incluindo treinamento presencial e online, compartilhamento de boas práticas e reconhecimento e conscientização internacional da marca.
A premiação está agendada para acontecer na Arábia Saudita, em fevereiro de 2023, após a primeira reunião presencial da Rede das Melhores Aldeias Turísticas da OMT.
Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News