Diretor palestino de documentário vencedor do Oscar é preso na Cisjordânia

Hamdan Ballal, co-diretor de "No Other Land", foi atacado por colonos e levado por soldados israelenses, segundo relatos

A prisão do cineasta palestino Hamdan Ballal, co-diretor do documentário vencedor do Oscar “Sem Chão” (No Other Land, no título original), gerou forte comoção e pedidos por sua libertação. Segundo relatos de seu parceiro de produção, o diretor israelense Yuval Abraham, Ballal foi atacado por colonos israelenses e levado por soldados enquanto recebia atendimento médico na Cisjordânia ocupada. As informações são da revista Newsweek.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), Ballal foi detido junto a outros dois palestinos sob suspeita de atirar pedras durante um confronto próximo a Susya, na Cisjordânia. Israel negou ter invadido a ambulância onde Ballal estava sendo tratado, mas confirmou a prisão dos três palestinos e de um civil israelense envolvido no conflito.

O muro da Cisjordânia, construído por Israel em 2002 (Foto: Justin McIntosh/Wikimedia Commons)

O incidente acontece em meio a uma escalada de tensões na região, que se intensificou com o conflito em andamento entre Israel e o grupo militante Hamas na Faixa de Gaza. Palestinos reivindicam tanto a Cisjordânia quanto Gaza como parte de um futuro Estado independente, mas a expansão de assentamentos israelenses tem dificultado a busca por uma solução pacífica.

Yuval Abraham, que estava junto com Ballal durante a agressão, falou por meio da rede social X, antigo Twitter: “Eles o espancaram e ele está com ferimentos na cabeça e na barriga, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então”.

Organizações internacionais, incluindo a Associação Internacional de Documentários, se manifestaram. “Exigimos a libertação imediata de Ballal e que sua família e comunidade sejam informadas sobre sua condição, localização e a justificativa para sua detenção”, declarou a entidade.

Até o momento, não está claro se Ballal será formalmente acusado, e ativistas afirmam que os detalhes de sua detenção permanecem desconhecidos.

Tags: