O Iraque anunciou que os Estados Unidos iniciaram um processo de devolução de cerca de 17 mil artefatos saqueados ou contrabandeados do país desde a chegada das tropas norte-americanas, em 2003. As informações são da agência Reuters.
De acordo com o governo iraquiano, as peças foram confiscadas de negociantes e museus dos EUA. O destaque da coleção é uma placa de argila com cerca de 3,5 mil anos anos que contém parte da Epopeia de Gilgamesh, poema épico escrito pelos sumérios que é tido como uma das primeiras obras de literatura da história.
“O governo dos EUA apreendeu alguns dos artefatos e os enviou para a embaixada (iraquiana). A placa de Gilgamesh, o mais importante, será devolvido ao Iraque no próximo mês depois que os procedimentos legais forem finalizados”, disse o ministro da Cultura iraquiano Hassan Nadhim.
A placa contendo parte da Epopeia de Gilgamesh foi apreendida pelas autoridades dos EUA em 2019, depois de ter sido contrabandeada, leiloada e vendida a um negociante de arte no Estado norte-americano de Oklahoma. A peça chegou a ser exibida em um museu de Washington, mas foi confiscada após um processo jurídico finalizado em julho deste ano.
Dezenas de milhares de peças desapareceram do Iraque após a chegada das tropas norte-americanas e a queda de Saddam Hussein, morto em dezembro de 2006. Muitos outras foram contrabandeados ou destruídas pelo Estado Islâmico (EI), que entre 2014 e 2017 deteve o controle de um terço do país antes de ser derrotado pelas forças de segurança nacionais e estrangeiras.