Filha de brasileira mantida refém pelo Hamas é encontrada morta pelas forças israelenses

Celeste Fishbein estava desaparecida desde o dia 7 de outubro, quando os terroristas deram início aos ataques em Israel

Celeste Fishbein, uma israelense de 18 anos, filha e neta de brasileiros, foi encontrada morta pelas Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) após ter sido sequestrada pelo Hamas. A informação foi confirmada pela mãe, Gladys Fishbein, em publicação feita nesta terça-feira (17) no Facebook.

A jovem morava no kibbutz Be’eri, situado no sul de Israel. No sábado, dia 7 de outubro, comunidade rural localizada a menos de 10 km de Gaza em que ela vivia e trabalhava como babá foi alvo de um ataque surpresa do grupo extremista, que resultou na morte de mais de mil israelenses.

Celeste Fishbein (Foto: Facebook/arquivo pessoal)

“Minha Celeste agora é um anjo. Uma mulher jovem e pura cuja vida inteira estava diante de mim”, escreveu Gladys em seu perfil.

Ao longo do fim de semana, a família recebeu informações das IDF sobre o possível sequestro da jovem pelo grupo Hamas, uma vez que o sinal de seu celular havia sido rastreado até a Faixa de Gaza.

Além de Celeste, o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer e as cariocas Bruna Valeanu e Karla Stelzer perderam a vida durante a ofensiva orquestrada pelo movimento extremista islâmico. Os três últimos foram mortos durante a rave Universo Paralello, onde pelo menos 260 pessoas morreram.

Atualmente, estima-se que aproximadamente 199 israelenses, incluindo homens, mulheres, idosos e crianças, estão detidos pelo Hamas.

De volta

Segundo nota do Itamaraty divulgada na segunda-feira (16), a Operação “Voltando em Paz” já repatriou 916 cidadãos e 24 animais de estimação. Há um outro voo programado para sair de Tel Aviv na quarta-feira (18), que elevará o total para mais de 1,1 mil brasileiros repatriados. Além disso, muitos outros já partiram ou estão deixando Israel em voos comerciais.

Enquanto isso, cerca de 30 brasileiros aguardam retirada da Faixa de Gaza perto da fronteira com o Egito, com o governo brasileiro estando em contato. Veículos contratados pelo Itamaraty estão de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah.

Tratativas estão sendo feitas para permitir a entrada desses brasileiros em território egípcio, e um avião está em Roma aguardando autorização para resgatá-los.

Tags: