Mísseis atingem cidades na costa do Mar Vermelho no Egito e deixam seis feridos

Explosões deixaram feridos perto da fronteira com Israel, que atribui a ação a uma 'ameaça aérea' possivelmente oriunda do Iêmen

Na manhã (horário local) desta sexta-feira (27), mísseis atingiram duas cidades costeiras no Mar Vermelho, no Egito, conhecidas por serem destinos turísticos. Seis pessoas ficaram feridas, e o episódio aumenta a preocupação com possíveis ramificações regionais decorrentes do conflito entre Israel e Gaza. As informações são da agência Reuters.

Em Taba, perto da fronteira com Israel, um míssil atingiu um centro médico, de acordo com informações do jornal egípcio Al Qahera News. O porta-voz do exército egípcio, coronel Gharib Abdel-Hafez, informou que um “drone não identificado” atingiu uma ambulância e um prédio residencial da administração do hospital local.

As Forças de Defesa de Israel (IDF, da sigla em inglês) relataram estar cientes de um “incidente de segurança” ocorrido do outro lado da fronteira, e apontaram uma “ameaça aérea” no Mar Vermelho, sugerindo relação às ações das milícias houthi do Iêmen, apoiado pelo Irã, conhecidas pelo uso de drones.

Passagem da fronteira Egito-Israel, em Taba (Foto: Chris Yunker/Flickr)

Segundo a Reuters, a origem do míssil não está clara, e não se sabe se está relacionada ao conflito em Gaza ou se foi um lançamento acidental.

Mais tarde, um outro míssil caiu próximo a uma usina elétrica em uma área desértica da cidade de Nuweiba, no Egito, de acordo com duas fontes de segurança egípcias à Reuters.

O Al Qahera News também relatou o incidente, indicando que as investigações estavam em andamento e citando fontes com conhecimento do assunto. Testemunhas em ambas as cidades confirmaram que ouviram explosões e avistaram fumaça subindo, além de avistarem aviões de guerra egípcios sobrevoando a região.

Até o momento, não houve reivindicação de responsabilidade pelo incidente, mas acredita-se que ele esteja relacionado ao conflito contínuo entre Israel e o grupo Hamas.

Nesta semana, Israel relatou que um foguete, reivindicado pelo Hamas, atingiu uma área próxima a Eilat, localizada do lado israelense da fronteira, em frente a Taba, que fica a 220 km de Gaza.

A guerra entre as IDF e os extremistas na Faixa de Gaza iniciou em 7 de outubro, quando combatentes do Hamas atacaram Israel, resultando na morte de pelo menos 1.405 pessoas. Desde então, os ataques aéreos de Israel contra Gaza resultaram na morte de pelo menos 7.028 palestinos.

Tags: