Rússia relata sobreviventes após queda de avião fretado no Afeganistão

Em uma região remota, as equipes de resgate encontraram o voo de ambulância fretado da Tailândia para Moscou após o desaparecimento dos radares

No domingo (21), a agência de aviação da Rússia relatou que quatro pessoas sobreviveram à queda de um avião fretado com destino a Moscou, no extremo norte do Afeganistão, conforme informado pela embaixada russa na região. Duas pessoas morreram, segundo informações são da rede CNN.

O voo, que realizava uma transferência médica privada de Pattaya, na Tailândia, para Moscou, transportava uma paciente russa em estado grave, acompanhada por seu marido, um empresário que arcou com os custos do voo. Seis pessoas estavam a bordo.

De acordo com dois oficiais provinciais do Taleban, que conseguiram chegar ao local do acidente, uma área remota e montanhosa de Badakhshan, na fronteira com o Tadjiquistão e o Paquistão, os quatro sobreviventes estão agora sob custódia de autoridades do grupo extremista que controla o país. Eles relataram a morte de dois outros passageiros.

O principal porta-voz talibã, Zabiullah Mujahid, confirmou que o piloto estava entre os quatro sobreviventes do avião registrado na Rússia, que desapareceu dos radares no sábado (20) enquanto sobrevoava o Afeganistão. Ele mencionou que a equipe de investigação continua procurando e prestando assistência aos demais envolvidos. O desaparecimento foi comunicado pelas autoridades russas após relatos de um acidente recebidos pela polícia afegã.

Modelo de aeronave Dassault Falcon (WikiCommons)

A aeronave, um jato Dassault Aviation Falcon 10 fabricado em 1978, estava em um voo de ambulância fretado da Tailândia para Moscou via Índia e Uzbequistão. Cerca de 25 minutos antes de desaparecer dos radares, o piloto alertou sobre a baixa quantidade de combustível e tentativa de pouso no Tajiquistão. Segundo a agência de notícias russa SHOT, citando uma fonte anônima, o piloto reportou a parada de um motor, seguido pelo segundo.

O avião não era um voo comercial regular ou uma aeronave fretada indiana, conforme informado pela autoridade de aviação civil da Índia.

Mídias russas relatam que os passageiros eram um casal de Volgodonsk, sul da Rússia, e a lista de passageiros indicava que a tripulação também era russa. O Comitê de Investigação russo abriu um caso para avaliar possíveis violações das normas de segurança.

A empresa russa Athletic Group LLC, suposta proprietária da aeronave, não se pronunciou. O Ministério de Aviação do Afeganistão, controlado pelo Taleban, alegou que o avião desviou-se da rota planejada, possivelmente por questões técnicas, e que originalmente não estava programado para sobrevoar o espaço aéreo afegão.

Após a tomada do Talibã em 2021, as companhias aéreas internacionais evitam o Afeganistão. Aquelas que eventualmente cruzam o espaço aéreo afegão passam rapidamente pelo corredor de Wakhan, uma estreita faixa de terra entre o Tajiquistão e o Paquistão, por apenas alguns minutos.

Tags: