Síria e Iraque reforçam cooperação em segurança e comércio

Após reunião em Damasco, nações vizinhas reforçam laços de segurança, discutem contraterrorismo e comércio e buscam estabilidade regional em meio a mudanças políticas

O presidente sírio, Ahmed al-Sharaa, recebeu em Damasco, na quinta-feira (28), o chefe da inteligência iraquiana, Hamid al-Shatri, em uma reunião que teve como foco o fortalecimento da cooperação em segurança entre os dois países. As informações são da Agência de Notícias Árabe Síria (SANA).

Segundo a SANA, o encontro abordou os recentes desenvolvimentos regionais e reafirmou a unidade territorial e a soberania da Síria. As discussões também incluíram questões econômicas, como a retomada do comércio e a reabertura de travessias terrestres.

Fronteira entre o norte curdo da Síria (Rojava) e o norte curdo do Iraque (Foto: WikiCommons)

De acordo com a agência estatal iraquiana INA, Sharaa e Shatri discutiram segurança de fronteira, contraterrorismo e a situação da comunidade iraquiana na Síria. Ambos os lados concordaram em expandir a colaboração para promover a estabilidade regional.

Durante a visita, Shatri esteve na embaixada iraquiana em Damasco para analisar os desafios enfrentados pela comunidade iraquiana e formas de solucioná-los. A viagem, ordenada pelo primeiro-ministro iraquiano Mohammed Shia al-Sudani, foi a segunda visita publicamente divulgada do chefe de inteligência à Síria.

O Iraque é uma das poucas nações árabes que mantiveram relações com o antigo regime de Bashar al-Assad desde a repressão aos protestos de 2011. Após a queda de Assad, Bagdá buscou coordenação em segurança de fronteira e no retorno de refugiados, oferecendo apoio à nova administração síria.

Assad, que governou a Síria com mãos de ferro por quase 25 anos, fugiu para a Rússia em dezembro, encerrando o regime do Partido Baath, no poder desde 1963. Desde janeiro, a administração de transição é liderada por Sharaa.

Tags: