Armas nucleares são ‘via de mão única para a aniquilação’, alerta António Guterres

Chefe da ONU diz que a confiança entre as nações está se deteriorando e que os tratados multilaterais estão sob pressão

Conteúdo adaptado de material publicado originalmente em inglês pela ONU News

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, alertou na segunda-feira (24) que o risco de conflito nuclear está aumentando, à medida que os acordos de segurança global se desfazem e os gastos militares aumentam. E instou os governos a pressionarem pelo desarmamento total.

“A opção nuclear não é uma opção, absolutamente”, disse ele, discursando na Conferência das Nações Unidas sobre Desarmamento, em Genebra. “ É uma estrada de mão única para a aniquilação. Precisamos evitar esse beco sem saída a todo custo.”

Corrida armamentista se espalha para o espaço

Guterres alertou os delegados sobre as crescentes preocupações com a segurança global, observando que a confiança entre as nações está se desintegrando, o direito internacional está sendo prejudicado e os tratados multilaterais estão sob pressão.

Explosão nuclear (Foto: Flickr)

O chamado “Relógio do Juízo Final”, um indicador metafórico de quão perto a humanidade está de destruir o mundo, se aproximou um segundo da meia-noite no mês passado, ressaltando o perigo crescente.

“Outros estão expandindo seus inventários de armas e materiais nucleares. Alguns continuam a agitar o sabre nuclear como um meio de coerção. Vemos sinais de novas corridas armamentistas, inclusive no espaço sideral ”, disse Guterres. “E a militarização da Inteligência Artificial está avançando em um ritmo alarmante.”

Sinal de esperança

Apesar do cenário sombrio, o secretário-geral destacou o Pacto para o Futuro adotado pelos líderes mundiais na Assembleia Geral em setembro passado, como um sinal de esperança. Marcou o primeiro novo acordo internacional de desarmamento nuclear em mais de uma década.

“Por meio do Pacto, os Estados-Membros também se comprometeram a revitalizar o papel das Nações Unidas no desarmamento ”, continuou ele, pedindo também que todos que usem armas químicas ou biológicas sejam responsabilizados.

Paralelamente, ele pediu aos delegados que prevenissem uma corrida armamentista no espaço sideral por meio de novas negociações, pedindo que o papel da ONU no desarmamento e na segurança global fosse fortalecido.

“A humanidade está contando conosco para fazer isso direito. Vamos continuar trabalhando para entregar o mundo seguro, protegido e pacífico que cada pessoa precisa e merece”, disse Guterres.

A Conferência sobre Desarmamento

A Conferência sobre Desarmamento (CD) é o único fórum multilateral do mundo para negociação de acordos de controle de armas e desarmamento.

Composta por 65 Estados-Membros, incluindo nações com importância nuclear e militar, a Conferência desempenhou um papel fundamental na formulação de tratados como o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT).

Sua agenda inclui desarmamento nuclear, prevenção de uma corrida armamentista no espaço sideral e abordagem de novas armas de destruição em massa. Estados não-membros também participam de suas sessões, com 50 participando das discussões em 2019, o maior número em duas décadas.

Tags: