Diante de protestos, Senegal deve aliviar toque de recolher

Manifestantes foram às ruas de Dacar reclamar de medidas contra pandemia, após impacto na economia senegalesa

O governo do Senegal afirmou nesta quinta (4) que irá aliviar o toque de recolher durante a madrugada, após protestos nas ruas da capital Dacar. As informações são da agência de notícias Reuters.

A medida foi imposta há quase três meses como forma de conter a disseminação do novo coronavírus no país. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Senegal soma 3,9 mil casos da doença e 45 mortes.

Os manifestantes reclamam da duração das proibições diante do grande impacto da pandemia na economia senegalesa. Em Dacar e na cidade de Touba, multidões incendiaram pneus e ambulâncias, atiraram pedras e saquearam prédios.

Diante de protestos, Senegal deve aliviar toque de recolher
Dacar, capital do Senegal (Foto: Wikimedia Commons)

O ministro do Interior do Senegal, Aly Ngouille Ndiaye, afirmou que o toque de recolher seria encurtado em duas horas, e funcionaria entre 23h e 5h da manhã. As viagens inter-regionais também seriam retomadas.

Já o ministro dos Transportes senegalês, Oumar Youm, anunciou repasses de US$ 5,17 milhões a setores muito atingidos pela crise, como os motoristas de táxi.

Assim como no Senegal, outros países africanos também vivem o dilema de manter as medidas de restrição para evitar a propagação do vírus e retomar as atividades econômicas.

Nos países em desenvolvimento, o bloqueio tem solapado a subsistência de milhões de pessoas, principalmente aquelas que atuam no setor informal. Governos na Ásia e na América Latina também têm demonstrado preocupação com a escalada da pobreza com a crise.

Senegal
Onde fica o Senegal (Foto: Reprodução/Google Maps)

Tags: