O ex-presidente deposto da República Centro-Africana, François Bozizé, anunciou no sábado (25) sua candidatura à Presidência do país, nas eleições de dezembro deste ano.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o anúncio ocorre apesar de Bozizé estar sob sanção da ONU e sujeito a um mandado de prisão por supostos crimes contra a humanidade.
Ex-general e chefe do exército, Bozizé, de 73 anos, foi deposto por uma coalizão rebelde, principalmente muçulmanos do norte do país, em 2013.
O movimento mergulhou a nação africana, formada majoritariamente por cristãos, em uma violenta guerra civil e grave crise humanitária.
Em 2003, o ex-presidente tomou o poder em um golpe, passando dez anos no poder, antes de fugir do país após a rebelião. Apesar da nova administração querer sua prisão, Bozizé não foi detido desde que voltou do exílio, no ano passado.
O atual presidente Faustin-Archange Touadera deve buscar um segundo mandato, mas ainda não anunciou sua candidatura.
A maior parte da República Centro-Africana continua fora do controle do governo por causa do confronto entre milícias. A violência forçou mais de 1,5 milhão de pessoas a deixarem suas casas.