Líder deposto anuncia candidatura na República Centro-Africana

François Bozizé está sob sanção da ONU e sujeito a prisão por supostos crimes contra a humanidade
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O ex-presidente deposto da República Centro-Africana, François Bozizé, anunciou no sábado (25) sua candidatura à Presidência do país, nas eleições de dezembro deste ano.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o anúncio ocorre apesar de Bozizé estar sob sanção da ONU e sujeito a um mandado de prisão por supostos crimes contra a humanidade.

Ex-general e chefe do exército, Bozizé, de 73 anos, foi deposto por uma coalizão rebelde, principalmente muçulmanos do norte do país, em 2013.

Líder deposto anuncia candidatura na República Centro-Africana
Ex-presidente da República Centro-Africana François Bozizé (Foto: UNDP/Reprodução)

O movimento mergulhou a nação africana, formada majoritariamente por cristãos, em uma violenta guerra civil e grave crise humanitária.

Em 2003, o ex-presidente tomou o poder em um golpe, passando dez anos no poder, antes de fugir do país após a rebelião. Apesar da nova administração querer sua prisão, Bozizé não foi detido desde que voltou do exílio, no ano passado.

O atual presidente Faustin-Archange Touadera deve buscar um segundo mandato, mas ainda não anunciou sua candidatura.

A maior parte da República Centro-Africana continua fora do controle do governo por causa do confronto entre milícias. A violência forçou mais de 1,5 milhão de pessoas a deixarem suas casas.

Tags: