Ao menos seis pessoas foram diagnosticadas nesta segunda (1) com o vírus do ebola na República Democrática do Congo, país da África central. A informação foi confirmada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O surto é o 11º da história do país, que mal se recuperou de uma epidemia em 2018 responsável por matar mais de duas mil pessoas. Desta vez, cinco pessoas morreram até esta segunda.
A República Democrática do Congo já fazia a contagem regressiva para considerar a epidemia contida, quando confirmou as novas contaminações.

As Nações Unidas já destacaram pessoal para auxiliar na contenção do vírus e mais 25 profissionais de saúde chegam nesta terça.
A meta da OMS é parar a disseminação do vírus com rapidez. O surto acontece em uma área onde há alta movimentação de pessoas, explicou Matshidiso Moeti, diretora para da entidade para a África.
A OMS informou que são esperados novos surtos da doença no país, uma vez que há reservatórios do vírus em animais em todo o território.
The new #Ebola outbreak in Mbandaka #DRC represents a challenge, but it's one we are ready to tackle. @WHO has worked w/ @MinSanteRDC, @AfricaCDC & partners over the years to strengthen capacity to respond to outbreaks. With each experience we respond faster & more effectively. pic.twitter.com/SKc6GnI4q4
— Dr Matshidiso Moeti (@MoetiTshidi) June 1, 2020