ONU e União Africana pedem ambiente pacífico em eleições do Burundi

Eleições presidenciais e locais acontecem no país do leste africano nesta quarta; há relatos de conflito nas ruas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Diante das eleições presidencial e local marcadas para esta quarta (20) no Burundi, país do leste africano, a União Africana e a ONU emitiram um comunicado neste domingo (17) pedindo que as autoridades proporcionem um ambiente seguro e pacífico para as votações.

De acordo com as duas organizações, que acompanham a campanha eleitoral no país, os relatos de intimidação e confrontos violentos entre apoiadores de lados opostos geram preocupação.

ONU e União Africana pedem ambiente pacífico em eleições de Burundi
Rua de Gitega, capital de Burundi (Foto: Dave Proffer/Flickr)

Na semana passada, uma Comissão de Inquérito da ONU manifestou preocupação em relação aos atos de violência e aos abusos de direitos humanos no período que antecede as eleições.

“As duas organizações encorajam as autoridades envolvidas, as forças de defesa e segurança e a mídia estatal a contribuir plenamente em preservar um ambiente estável e pacífico”, diz o comunicado. “É pré-requisito para eleições livres, inclusivas, justas, transparentes e confiáveis.”

A União Africana e as Nações Unidas pediram ainda que os agentes políticos de Burundi não participem de atos violentos e façam discurso de ódio, e que recorram ao diálogo. Ambas entidades encorajam ainda a garantia da participação das mulheres no processo democrático.

Onde fica Burundi (Foto: Reprodução/Google Maps)

Tags: