Quênia e RD Congo assinam acordo de comércio, segurança e transporte

Governos congolês e queniano esperam turbinar relações bilaterais e simplificar normas de comércio exterior

O Quênia e a República Democrática do Congo assinaram nesta quarta (21) acordos para alavancar a parceria mútua de comércio, segurança e transporte, informou o portal Nation Africa. A iniciativa concede ao governo congolês benefícios de carga no porto de Mombaça e outros privilégios em instalações quenianas.

O presidente queniano Uhuru Kenyatta também se ofereceu para abrir postos diplomáticos nas regiões de Goma e Lubumbashi, no leste da RD Congo, para facilitar serviços consulares aos comerciantes. “Nairóbi está tentando aproximar os países vizinhos para que possamos enfrentar nossos problemas comuns em conjunto”, disse.

Quênia e RD Congo iniciam parceria em comércio, segurança e transporte
O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, em pronunciamento no Reino Unido, abril de 2018 (Foto: Divulgação/Chatam House/Suzanne Plunkett)

Até então, os dois países mantinham pouca ou nenhuma relação nesses setores. Quando implementado em sua totalidade, o acordo contemplará atrasos nas importações da RD Congo por meio de mecanismos que diminuem a burocracia entre os dois países.

As autoridades não relevaram mais detalhes sobre o acordo, mas diplomatas disseram a jornalistas que a medida deve incluir estaleiros especializados para mercadorias congolesas e o envio de funcionários aos portos quenianos para acelerar o desembaraço dos produtos.

Ampliação de negócios

A mudança logo após indicações do Quênia de que seu interesse em melhorar o comércio com o governo de Kinshasa. Apesar de a RD Congo depender dos portos marítimos da África Oriental para importações, o Quênia lidava com menos de 15% das mercadorias enviadas ao país vizinho. Tanzânia e Moçambique recebiam a maior parte das transações.

O acordo deve harmonizar as taxas cobradas sobre mercadorias importadas na RD Congo – fator que repelia transportadores quenianos a priorizar o país. A parceria também envolve cooperação em contraterrorismo, contrabando de armas, imigração, controle alfandegário e cibersegurança.

O Quênia costuma apoiar as propostas de paz da RD Congo e vê espaço para impulsionar a economia local. Apesar da guerra civil congolesa ter acabado em 2003, após cinco anos de conflito, as milícias ainda lideram as mais diversas atrocidades na região.

Tags: