EUA e Índia fazem exercício naval conjunto em meio a tensão com a China

Manobra demonstraria compromisso por uma cooperação naval mais forte entre os dois países

As marinhas dos Estados Unidos e da Índia realizaram um exercício conjunto no Oceano Índico nesta segunda (20). Trata-se de sinalização de uma crescente cooperação estratégica entre Washington e Nova Délhi, ambos em momento tenso das relações com a China.

De acordo com portal VOA News, da Voz da América, o exercício ocorreu ao redor das ilhas indianas de Andaman e Nicobar. As ilhas, próximas ao Estreito de Malaca, ficam em uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.

A Índia se referiu a ação como um “exercício de passagem”, quando um navio de guerra se junta a outro.

EUA e Índia fazem exercício conjunto em meio a aumento de tensão com a China
Porta-aviões USS Nimitz (Foto: Marinha dos EUA/Flickr)

O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, afirmou que a manobra demostra o compromisso com uma “cooperação naval mais forte e apoiada por um Indo-Pacífico livre e aberto”.

A demonstração envolveu o porta-aviões USS Nimitz, que também esteve no exercício militar promovido pelos EUA no Mar da China Meridional no início deste mês. A embarcação foi usada após manobra semelhante, realizada pelos chineses.

A região é palco de impasses entre Beijing e Washington. Enquanto a China busca maior influência na região, os EUA dizem defender que o Mar da China Meridional deve ser uma região livre e aberta.

Já as tensões entre Índia e China se agravam diante do confronto sobre a disputa de fronteira no Himalaia. Na última ação, em meados de junho, 20 soldados indianos morreram.

Tags: