Maduro pede mísseis a Putin e o Kremlin reage: “Estamos acompanhando de perto”

Documentos obtidos por jornal norte-americano revelam tentativa da Venezuela de reforçar defesa com apoio russo

O Kremlin afirmou neste domingo (3) que está acompanhando de perto os acontecimentos na Venezuela, após relatos de que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, teria solicitado radares, aeronaves e possivelmente mísseis ao presidente russo Vladimir Putin. A informação foi divulgada pelo jornal The Washington Post, com base em documentos internos do governo dos Estados Unidos.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Moscou “mantém contato constante com Caracas” e busca preservar a estabilidade na região.

“Estamos acompanhando de perto o que está acontecendo na Venezuela. É claro que queremos que tudo permaneça em paz e que não surjam novos conflitos. O mundo já está cheio de tensões”, declarou Peskov à agência estatal russa Tass.

Os presidentes da Rússia, Vladirmir Putin à esq. e da Venezuela, Nicolás Maduro, em encontro no Kremlin em 2013 (Foto: Presidência da Rússia)
Relato aponta pedido de cooperação militar

De acordo com o The Washington Post, Maduro enviou uma carta a Putin “solicitando radares defensivos, reparos em aeronaves e possivelmente mísseis”, durante uma visita de um assessor sênior venezuelano a Moscou no mês passado.

O mesmo relatório menciona ainda uma carta ao presidente chinês Xi Jinping, na qual o líder venezuelano teria proposto ampliar a cooperação militar entre China e Venezuela, como forma de conter “a escalada entre os EUA e a Venezuela”.

Crescentes tensões entre EUA e Venezuela

As declarações do Kremlin ocorrem em meio ao aumento das tensões entre Washington e Caracas. Desde setembro, os Estados Unidos realizaram mais de uma dezena de ataques contra embarcações que, segundo alegam, traficavam drogas e partiam de águas venezuelanas. As ações resultaram na morte de pelo menos 61 pessoas.

O governo norte-americano não apresentou provas públicas para sustentar as acusações, e Maduro negou qualquer envolvimento com o tráfico de drogas.

Rússia reforça apoio diplomático a Caracas

A Rússia é um dos principais aliados internacionais da Venezuela e tem reforçado sua presença militar e econômica no país sul-americano nos últimos anos. O Kremlin mantém diversos acordos bilaterais com Caracas, incluindo cooperação energética, militar e tecnológica.

Tags: