Oposição se declara vencedora de eleições na República Dominicana

Resultados preliminares apontam vitória do oposicionista Luis Abinader, com 52% dos votos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O candidato da oposição Luis Abinader declarou neste domingo (5) a vitória nas eleições presidenciais da República Dominicana, em postagem em uma rede social.

Resultados preliminares divulgados na manhã desta segunda (6) apontam Abinader na liderança, com 52,51%, seguido por Gonzalo Castillo, com 37,69%. Cerca de 45% dos votos foram contados.

“Ganhamos! Os dominicanos que hoje demostram nossa vocação democrática, exercendo seu direito de voto para a mudança, venceram. Que a alegria continue enquanto aguardamos os resultados oficiais da Junta Eleitoral Central”, declarou Abinader.

Oposição se declara vencedora de eleições na República Dominicana
Candidato da oposição Luis Abinader durante votação na República Dominicana (Foto: Luis Abinader/Twitter)

De acordo com a BBC, Castillo já teria reconhecido a vitória de Abinader. O atual presidente Danilo Medina também usou a rede social para parabenizar o oposicionista. Por já ter exercido dois mandatos, Medina não pôde se candidatar.

Também concorria ao cargo o ex-presidente Leonel Fernández. De acordo com o resultado preliminar, Fernández teria obtido apenas 8,72% dos votos. Ele desejou sucesso na próxima gestão, considerada como “um grande desafio”, graças às crises de saúde, econômica e social.

Cerca de 7,5 milhões de pessoas eram esperadas nas urnas neste domingo. Previsto originalmente para o dia 17 de maio, o pleito foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.

A República Dominicana já registrou 37,4 mil casos da doença e 794 óbitos, de acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta segunda.

Mudança política

A vitória de Abinader pode representar o fim do período de 16 anos em que o PLD (Partido de Libertação Dominicana, em português) esteve no poder.

Segundo a BBC, apesar de ter tornado a República Dominicana um dos países que mais cresceu na América Latina nos últimos cinco anos, escândalos de corrupção e impunidade levaram ao desgaste do PLD.

De acordo com analistas, o partido não tirou proveito do alto número de alianças políticas realizadas pelas demais siglas, um dos maiores já registrados no país.

Caberá ao novo governo a recuperação da pandemia do Covid-19 no país que focou seu crescimento econômico no setor de serviços, um dos mais afetados pela crise de saúde global.

Tiroteio

Pelo menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um tiroteio, durante uma discussão entre militantes políticos neste domingo, conforme comunicado da Junta Central Eleitoral.

O caso ocorreu fora do centro de votação em Santo Domingo, capital dominicana. A Polícia Militar Eleitoral da República Dominicana buscava o autor dos disparos, que fugiu do local.

A pessoa ferida no tiroteio foi transferida para um hospital. Segundo a Junta Central Eleitoral, o caso está sob investigação.

Tags: