Coronavírus

OMS lança guia em português para uso de máscaras de proteção

Cartilha compila informações e pesquisas mais recentes para uso de máscaras caseiras e cirúrgicas contra Covid-19

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) divulgou nesta terça (9) um guia com informações para o público sobre como usar as máscaras de proteção contra o novo coronavírus.

O objetivo da cartilha, preparada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é esclarecer as principais dúvidas da população. Também auxilia a compilar, em um só lugar, as principais descobertas a respeito do uso das máscaras cirúrgicas e caseiras na contenção da Covid-19.

O material, em português, procura avaliar “as evidências disponíveis sobre benefícios e riscos, sintetizadas por meio de revisões rápidas e formação de consensos de especialistas”.

O guia, cuja primeira versão foi publicada em 6 de abril, é atualizado sempre que há novas informações ou orientações úteis. O grupo que elabora o material se reúne ao menos uma vez por semana.

OMS lança guia em português para uso de máscaras de proteção
Respiradores para tratamento de pacientes com coronavírus em hospital no Pará (Foto: Marco Santos/Ag. Pará)

Entre as orientações, destacam-se a recomendação para que pessoas com sintomas “sugestivos” de Covid-19 usem máscaras cirúrgicas. Também deve usá-las os cuidadores de pessoas com a doença, mesmo que fora do hospital.

Pessoas que estão no grupo de risco, caso saiam em áreas de “transmissão generalizada” e sem possibilidade de distanciamento de pelo menos um metro, também devem se proteger com a máscara cirúrgica, que filtra partículas no ar.

Essas máscaras são descartáveis e não devem ser reutilizadas.

Vale lembrar que as máscaras de tecido ainda não têm eficácia comprovada, mas são melhores que nada. Em ambientes onde há aglomeração de pessoas, como lojas e transporte público, são indispensáveis.

A máscara deve ser confortável o suficiente para permitir falar e andar rapidamente. Se durante o dia o objeto ficar molhado com o uso, é preciso trocá-lo. Neste caso, basta guardá-lo em um saco plástico hermeticamente fechado até a lavagem.