África

Jovens se mobilizam para apoiar profissionais da saúde no Egito

Em apenas dez dias, foram entregues 11 mil kits de higiene na capital Cairo, com sabão, papel e desinfetante

A rede de liderança jovem do Unfpa (Fundo de População das Nações Unidas) mobilizou dezenas de jovens no Egito para montar kits de higiene para distribuir entre profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia do Covid-19 no país.

Os kits são compostos por absorventes, sabão para as mãos, desinfetantes, papel higiênico, lenços, pasta e escova de dente. Em apenas dez dias, foram entregues 11 mil kits na capital Cairo. 

Até esta quinta (2), o Egito já havia registrado 69,8 mil casos confirmados do novo coronavírus e três mil óbitos, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Jovens se mobilizam para apoiar profissionais da saúde no Egito
Jovens se mobilizam para entregar kits de higiene a profissionais de saúde no Egito (Foto: UNFPA/Reprodução)

A crise de saúde global tem tive um impacto significativo entre os profissionais de saúde egípcios, sobretudo entre as mulheres. Elas representam cerca de 42% dos médicos e 91% dos enfermeiros em todo o país.

A parceria da Unfpa com o setor privado prevê a produção e distribuição de 30 mil kits para trabalhadores da linha de frente da saúde. Refugiados e mulheres que necessitam de ajuda para atender as necessidades de higiene também serão contemplados.

Os kits contém informações sobre as medidas de prevenção contra o Covid-19, incluindo higienização das mãos e distanciamento social. Os folhetos abordam também a higiene menstrual.