Américas

Premiê da Índia é convidado por Trump para participar de cúpula do G7

Presidente norte-americano declarou intenção de convidar outros três países para reunião em setembro

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, recebeu um convite do presidente dos EUA, Donald Trump, para participar da cúpula do G7, afirmou o chanceler indiano nesta terça (2). As informações são da agência de notícias Reuters.

Por meio de um telefonema, Modi teria dito a Trump que o seu governo ficaria feliz em trabalhar com os EUA e outros países. A meta é garantir o sucesso da próxima reunião do grupo, que inclui os sete países mais industrializados do mundo.

Premiê da Índia é convidado por Trump para participar de cúpula do G7
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (Foto: Mark Garten/UN Photo)

No último sábado (30), Trump declarou que adiaria a cúpula para setembro. A reunião estava marcada para o final de junho em Camp David, casa de campo e base militar que serve à presidência norte-americana.

Assim como a Índia, outros países serão convidados para participar da cúpula estendida: Coreia do Sul, Austrália e Rússia.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que teria conversado com Trump sobre o assunto. Até agora, não há confirmação de que o Brasil seria convidado para a reunião do G7.

De acordo com o chanceler indiano, Modi e Trump conversaram ainda sobre a situação do coronavírus nos dois países. Também falaram sobre impasse sobre a fronteira entre China e Índia e a necessidade de reformas na OMS (Organização Mundial da Saúde).