O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou na última sexta (5) um programa de podcast diário para crianças e famílias com foco na cultura amazônica.
Os áudios incluem histórias e lendas indígenas, ribeirinhas, quilombolas e da Amazônia, além de brincadeiras. O programa busca ainda trazer reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelas crianças na região.

O podcast “Deixa que eu conto” é destinado a crianças em idade pré-escolar e em processo de alfabetização. Serão 24 episódios apresentados pelo educador paraense Leandro Medina e pela pesquisadora de culturas tradicionais Andrea Soares.
“Com as escolas fechadas, há o risco de o isolamento social agravar as desigualdades nas aprendizagens, impactando especialmente meninas e meninos em situação de maior vulnerabilidade”, explica o chefe de Educação do Unicef no Brasil, Ítalo Dutra. “Entre eles, moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, e crianças com deficiência.”
Os programas de 30 minutos estão disponíveis no Spotify e no YouTube de forma gratuita. Para as rádios, o Unicef disponibilizou o conteúdo nesse site, que pode ser editado pelas emissoras.