Agências da ONU lançam resposta de emergência conjunta a tremores no Nepal

Abalos de alta magnitude no sábado e na segunda-feira causaram danos generalizados no país, com ao menos 153 mortos

Conteúdo adaptado de material publicado originalmente pela ONU News

Poucos dias depois de 153 pessoas terem morrido e centenas terem ficado feridas, outro forte terremoto de magnitude 5,6 atingiu o Nepal nesta segunda-feira (6). No sábado (4), um terremoto de 6,4 atingiu os distritos de Jajarkot e Rukum, na província de Karnali, no oeste do país, causando danos generalizados. 

Com a conclusão da operação de busca e resgate do governo, o número de mortes é de 153, e o de feridos, 338. Os dados oficiais também apontam mais de quatro mil casas danificadas nos distritos mais atingidos.

Em resposta ao terremoto, o maior a atingir o Nepal desde o sismo de magnitude 7,8 em 2015, as agências das Nações Unidas têm fornecido abrigo temporário, alimentos e itens não alimentares como parte de uma resposta abrangente e urgente às necessidades das comunidades afetadas.

Falando sobre a resposta conjunta da organização, a coordenadora residente da ONU, Hanaa Singer Hamdy, disse que “apesar do afastamento geográfico e de um ambiente operacional difícil, as agências da ONU e os parceiros humanitários estão no terreno apoiando os esforços do governo, alcançando cerca de 3 mil famílias com alimentos, abrigo, itens de higiene, proteção e apoio à saúde.”

Mais de 382 tremores secundários foram relatados, forçando as pessoas a passar noites em abrigos abertos ou improvisados em temperaturas congelantes. 

Cenas de terremoto de 2015 no Nepal (Foto: USAID/Flickr)
Envio de alimentos e apoio em saúde

Hanaa informou que o impacto deste último terremoto está “agravando as dificuldades e vulnerabilidades de comunidades com baixos indicadores socioeconômicos”.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) está fornecendo apoio logístico ao governo e aos parceiros humanitários através da Área de Preparação Humanitária. 

Além disso, a agência enviou rapidamente seis toneladas de alimentos de emergência prontos para consumo para as áreas afetadas, ajudando a fornecer sustento a cerca de 7,5 mil pessoas ao longo de três dias. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está apoiando as autoridades locais e nacionais para responder às necessidades da população afetada.

Abrigo e higiene

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está enviando suprimentos de emergência e apoiando os esforços de resposta para alcançar as crianças e famílias mais vulneráveis. 

Até a manhã de domingo, o Unicef havia distribuído 1.067 conjuntos de lonas e 1,3 mil peças de cobertores para a população afetada, com mais três mil conjuntos despachados. 

Para evitar surtos de doenças, o Unicef está fornecendo suprimentos de saneamento e água que consistem em kits de higiene, com balde, canecas, purificador de água e banheiros temporários para as populações deslocadas nos dois distritos mais afetados.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) enviou suprimentos médicos e outros itens para mulheres e meninas para garantir que suas necessidades de saneamento básico, higiene menstrual e saúde sexual e reprodutiva sejam atendidas em meio ao desastre. 

Violência de gênero

Reconhecendo as necessidades de proteção das comunidades afetadas, o Unfpa, em colaboração com outras agências, também se concentra em garantir que mecanismos de resposta à violência baseada em gênero e o devido encaminhamento dos casos estejam em vigor. 

Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) comprometeu recursos para a recuperação antecipada, incluindo avaliação dos danos e o envio de engenheiros para avaliar as estruturas prejudicadas.

A ONU Mulheres está colaborando com grupos de mulheres para apoiar as Cozinhas Comunitárias e fornecer pacotes de socorro. O órgão está se preparando para fornecer suprimentos essenciais para mulheres e crianças, unidades térmicas, equipamentos de purificação de água e apoio para gestantes.

A Organização Internacional para Migrações (OIM) está apoiando o Centro Provincial de Operações de Emergência com a gestão de informações. A agência pretende iniciar em breve a distribuição de abrigos para apoiar a população deslocada. 

A ONU enfatiza a importância de uma resposta unificada e rápida para aliviar o sofrimento causado por esta crise. A colaboração com o governo e as autoridades locais permanece firme para garantir a prestação de ajuda eficaz e eficiente às regiões afetadas.

Tags: