Fantasias de Halloween em Xangai estarão sob vigilância policial neste ano

Autoridades chinesas estabeleceram o veto porque em 2023 as roupas e maquiagens foram usadas para enviar mensagens políticas

As autoridades de Xangai, na China, estão se mobilizando para reprimir quem se fantasiar no Halloween, já que internautas planejam repetir a celebração do ano passado, quando jovens invadiram as ruas com fantasias assustadoras que carregavam mensagens políticas sutis. As informações são da Radio Free Asia.

A polícia, autoridades de gestão urbana e empresários do distrito de Huangpu aplicarão “controles rigorosos” sobre atividades de cosplay, conforme revelam avisos internos vazados. Um comunicado policial proíbe qualquer tipo de fantasia e maquiagem de Halloween, orientando que a persuasão verbal seja usada inicialmente, mas que medidas obrigatórias serão adotadas se houver resistência.

A repressão acontece após jovens se reunirem nas ruas de Xangai em outubro de 2023 para celebrar o Halloween. Alguns deles usaram fantasias de Ursinho Pooh e de agentes sanitários da Covid-19 como uma crítica satírica ao governo, desafiando a resistência oficial a celebrações ocidentais.

Decoração de Halloween em Xangai (Foto: WikiCommons)

Imagens de notícias e vídeos nas redes sociais mostraram pessoas se reunindo espontaneamente nas ruas para comemorar o Halloween, usando fantasias como fantasmas e noivas-cadáveres ao estilo chinês, além de personagens mais modernos, como os agentes da Covid-19 que implementaram os bloqueios do Zero Covid e até mesmo o Ursinho Pooh, banido pelos censores por sua suposta semelhança com o líder do Partido Comunista Chinês (PCC), Xi Jinping.

Em um encontro, várias pessoas usavam macacões brancos de proteção, segurando cotonetes para testes de coronavírus e distribuindo desinfetante para as mãos aos transeuntes. Essa ação fazia uma referência sombria e bem-humorada às dificuldades enfrentadas por muitos durante o bloqueio de 2022.

Enquanto as fantasias do ano passado eram vistas como uma forma relativamente segura de criticar as autoridades sem enfrentar problemas, os participantes deste ano podem ter conflitos com as autoridades da cidade.

Neste ano, fantasias e maquiagem estão proibidas, e os edifícios do distrito não poderão exibir qualquer tipo de decoração de Halloween, incluindo morcegos, abóboras, fantasmas, caixões e esqueletos. Além disso, “elementos relacionados ao terror ou à violência” não serão aceitos.

Tags: