Autoridades confirmaram a morte de duas pessoas e ainda estão realizando buscas por outros 37 tripulantes após o naufrágio de um navio chinês de pesca de alto mar no Oceano Índico na terça-feira (16). A operação de busca e salvamento conta não apenas com equipes de outras nações vizinhas, mas também com patrulhas marítimas indianas. As informações são do jornal indiano The Print.
De acordo com a agência estatal de notícias Xinhua News, o Ministério dos Transportes da China relatou nesta quinta-feira (18) que duas pessoas perderam a vida no incidente. O navio naufragado tinha 39 pessoas a bordo, incluindo 17 chineses, 17 indonésios e cinco filipinos.
O ministério informou que atualmente, no local, estão envolvidos 10 navios em operações de busca e resgate, incluindo três navios da marinha chinesa e uma embarcação estrangeira. Além disso, eles afirmaram que mais navios estão a caminho da área.
Embarcação chinesa no Mar da China Meridional (Foto: Wikimedia Commons)
A Marinha indiana anunciou nesta quinta, por meio de um comunicado, que mobilizou seus recursos aéreos para participar das operações de busca e salvamento.
A nota acrescentou que, mesmo com condições climáticas adversas, a aeronave P8I conduziu diversas e abrangentes operações de busca na quarta-feira (17). Durante essas buscas, foram localizados vários objetos que possivelmente pertencem ao navio afundado.
“Em uma demonstração das obrigações da Índia como um parceiro confiável e responsável por garantir a segurança no mar, as unidades da Marinha indiana também coordenaram os esforços de busca e salvamento com outras unidades na área e orientaram os navios de guerra da Marinha do Exército Chinês em trânsito para o local do incidente,” disse a Marinha indiana.
Beijing estabeleceu contato com a Austrália, Sri Lanka, Maldivas, Indonésia, Filipinas e outros países, buscando participação desses países nas operações de busca e resgate.
As autoridades informaram que as condições meteorológicas se acalmaram consideravelmente desde terça-feira. Atualmente, quatro embarcações, incluindo dois navios estrangeiros, estão envolvidas nas operações de busca no local.