Kim Jong-un demite general e aumenta prontidão de guerra na Coreia do Norte

Ditador Kim instou fabricantes de defesa a produzirem em massa armas e ordenou exercícios de guerra com equipamento recente

Kim Jong-un, líder supremo norte-coreano, destituiu o principal general das Forças Armadas e ordenou maior prontidão para uma eventual guerra, aumento na produção de armas e expansão dos exercícios militares, conforme divulgado pela mídia estatal nesta quinta-feira (10). As informações são da agência Reuters.

A agência de notícias KCNA anunciou a substituição do chefe do estado-maior, Pak Su-il, pelo general Ri Yong-gil, sem fornecer detalhes adicionais. Ri também ocupa o cargo de ministro da Defesa, mas não está claro se ele permanecerá nessa função.

As ações de Kim foram tomadas durante uma reunião da comissão militar central de seu partido, após sua visita a fábricas de armas, onde solicitou o aumento na produção de mísseis, artilharia e outras armas.

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte (Foto: Divulgação/kcnawatch.org)

Além disso, o ditador enfatizou a necessidade de realizar exercícios militares adicionais para garantir a eficácia das armas e dos equipamentos mais recentes, visando manter uma postura de prontidão para o combate em todos os momentos.

Na semana anterior, Kim inspecionou diversas principais fábricas de armamentos norte-coreanas, incluindo aquelas que produzem motores para mísseis de cruzeiro estratégicos, e solicitou o aumento da fabricação de armas, conforme relatado pela mídia estatal.

A Coreia do Norte planeja realizar um desfile militar em 9 de setembro, em comemoração ao 75º aniversário da fundação da república. Durante a reunião, os preparativos para esse evento foram discutidos, conforme relatado pela KCNA.

No mês passado, o teste do míssil balístico intercontinental de combustível sólido Hwasong-18, se transformou em um motivo de real preocupação entre as nações ocidentais. O projétil fez um voo mais longo que qualquer outro armamento do tipo testado por Pyongyang, aumentando consideravelmente as chances de o país eventualmente atingir um alvo inimigo. 

Tags: