Ásia e Pacífico

Oposição da Malásia tem maioria para formar novo governo, diz líder

Segundo Anwar Ibrahim, os legisladores estão descontentes com premiê da Malásia, que assumiu em março

O líder da oposição da Malásia, Anwar Ibrahim, afirmou nesta quarta (23) que já reuniu uma “forte maioria” do Parlamento a fim de formar um novo governo, reportou a Al-Jazeera.

Os legisladores estão descontentes com o primeiro-ministro Muhyiddin Yassin, que liderou a frente para derrubar o governo eleito em maio de 2018 e foi eleito premiê em março.

“A administração de Muhyiddin caiu”, disse Ibrahim, em entrevista coletiva. “O governo e seus 70 ministros passaram muito tempo distribuindo cargos, nomeações e contratos para se agarrar a [uma] maioria muito frágil”.

Oposição da Malásia tem 'forte maioria' para formar novo governo, diz líder
O líder da oposição, Anwar Ibrahim, em fala sobre as eleições da Malásia na cidade de Penang, em maio de 2013 (Foto: WikiCommons/Firdaus Latif)

Ibrahim não afirmou quais ou quantos são os parlamentares que lhe garantiram apoio. O líder da oposição deve fazer um anúncio após audiência com o rei Abdullah Pahang, em tratamento médico na capital Kuala Lumpur.

Membros da Organização Nacional dos Malaios Unidos, aliada a Muhyiddin, descrevem a fala de Ibrahim como um “truque”. “Mentiroso incorrigível e psicopata político”, tuitou o rival Mohamed Azmin Ali.

Por causa da pandemia, a próxima sessão parlamentar só está agendada para depois de novembro.