A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) está elogiando o governo do Paquistão por ter concluído uma enorme campanha de verificação e atualização de dados de 1,4 milhão de refugiados do Afeganistão.
O porta-voz do Acnur, Babar Baloch, explicou nesta terça-feira (4), em Genebra, que os cidadãos afegãos receberam até cartões de identificação.
Segundo Baloch, a campanha começou em abril de 2021 e teve o apoio da agência da ONU. Esta foi a primeira campanha em larga escala de verificação de refugiados no Paquistão feita na última década.
Entre os afegãos que tiveram os dados analisados e receberam carteira de identidade, estão 200 mil crianças menores de cinco anos, filhas de pais refugiados. Até o momento, já foram impressos 700 mil novos cartões de identificação inteligentes e os restantes serão impressos e entregues no começo deste ano.
O Acnur explica que estes documentos serão válidos até 30 de junho de 2023 e têm dados biométricos, além de tecnologia compatível com os sistemas utilizados no Paquistão para autenticar a identidade da população.
Acesso a serviços de saúde
O porta-voz Babar Baloch destaca ainda que os cartões de identificação são uma ferramenta de proteção essencial para os refugiados afegãos, fornecendo uma maneira rápida e segura de acessarem os serviços de saúde e de educação no Paquistão.
Foi realizada também uma campanha de informação em massa para explicar aos refugiados do Afeganistão todos os detalhes do processo de registro. Segundo a Acnur, todas as medidas de segurança foram colocadas em prática para evitar riscos de transmissão da Covid-19.
Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News