Ação global contra Covid-19 é vital para manutenção de emprego

Cooperação entre países não é suficiente para evitar fortes impactos da pandemia contra trabalhadores, alerta OIT
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Cooperação global de combate ao novo coronavírus é vital para manutenção do emprego e da renda da população mundial, alertou a OIT (Organização Internacional do Trabalho) aos ministros do G20 nesta quinta (23).

Para o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, o que está sendo feito não é suficiente. “Enquanto a crise se espalha para países emergentes, nós precisaremos fazer muito mais para apoiar trabalhadores e empresas. Caso contrário, a combinação de grandes economias informais e baixa cobertura de proteção social será um desastre.”

Ryder alertou que a crise pode levar a aumento da desigualdade, pobreza e perdas no progresso social. O diretor-geral da OIT defendeu o diálogo entre os governos e os trabalhadores.

Após a reunião, os ministros do G20 se comprometeram a atuarem em “plena cooperação global, com uma abordagem centrada no ser humano para promover emprego”.

Cooperação entre países contra Covid-19 é vital para manutenção de empregos (Foto: Tomas Castelazo/Wikimedia Commons)

Jovens serão os mais afetados

Um artigo da OIT aponta que os jovens serão os mais atingidos pelo Covid-19, quando o assunto é emprego. Mesmo em tempos de prosperidade econômica, a transição para um emprego decente representa um grande desafio para os jovens.

De acordo com dados de 2019, anteriores à pandemia do coronavírus, um e cada cinco jovens com menos de 25 anos — equivalente a 267 milhões de pessoas em todo o mundo — estava entre os “nem-nem”, ou seja, quem não trabalha nem estuda.

Entre as razões que levam os jovens a serem os mais impactados pela pandemia do novo coronavírus está o fato de que muitos trabalham na economia informal, principalmente em países de média e baixa renda.

Muitos jovens ainda trabalham em empregos de meio período, temporários ou em plataformas digitais, o que contribui com os riscos de desemprego entre o grupo durante o período de pandemia.

Tags: